• Ilustrada

    Wednesday, 24-Apr-2024 02:48:36 -03

    Ópera cômica de Verdi, 'Falstaff' estreia hoje no Theatro São Pedro

    JOÃO BATISTA NATALI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    29/11/2013 03h11

    O Theatro São Pedro encerra as comemorações do centenário do nascimento de Giuseppe Verdi (1813-1901), com a estreia, hoje, da temporada da ópera "Falstaff". A regência é de Emiliano Patarra e a direção cênica, do italiano Stefano Vizioli.

    Última das 26 óperas de Verdi, "Falstaff" é uma comédia, gênero que o compositor praticara na juventude uma vez. Com libreto de Arrigo Boito, traz a fusão de trechos de duas peças de Shakespeare, "As Alegres Comadres de Windsor" e "Henrique 4º".

    "Falstaff" não possui belas árias eloquentes. Verdi a escreveu com um melodismo contínuo, como uma sucessão de temas que oscilam entre o amoroso e o histriônico.

    Divulgação
    As cantoras Tati Helene, Mere Oliveira e Alessia Sparacio em cena da ópera 'Falstaff'
    As cantoras Tati Helene, Mere Oliveira e Alessia Sparacio em cena da ópera 'Falstaff'

    Com isso, dá conta musicalmente de um personagem que não é uma caricatura, porque compositor e libretista, fiéis a Shakespeare, trabalham com sutilezas e ambiguidades.

    Sir John Falstaff é um nobre feio, velho, obeso e decadente, mas que não aceita esses atributos e se lança de modo acrítico em conquistas amorosas, todas malsucedidas.

    Falstaff é também um ingênuo, que acredita na consistência de seus sonhos e contorna o fatalismo, pelo qual o amor seria reservado aos mais jovens e mais belos.

    Numa das mais conhecidas passagens, ele admite que "tudo na vida é burla", e que "rir dos mortais é melhor que rir a risada final".

    Patarra diz que a partitura é "uma explosão de coloridos", com combinações sonoras antes inconcebíveis no teatro lírico italiano. É o caso, por exemplo, de trechos escritos para clarinete e fagote, trompas com a flauta, e o diálogo entre dois barítonos, com vozes que se confundem.

    FALSTAFF
    QUANDO hoje e dias 5, 7, 11 e 13, às 20h30; dias 1º e 15, às 17h
    ONDE Theatro São Pedro (r. Dr. Albuquerque Lins, 207; tel. 0/xx/11/3667-0499)
    QUANTO R$ 20 a R$ 60
    CLASSIFICAÇÃO 8 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024