• Ilustrada

    Thursday, 28-Mar-2024 05:39:00 -03

    Cinco produtores arrastam 25 milhões de brasileiros ao cinema

    FABIO BRISOLLA
    DO RIO

    30/12/2013 02h29

    Com oito comédias lançadas nos últimos quatro anos, os produtores Mariza Leão, Iafa Britz, Augusto Casé e os irmãos Caio e Fabiano Gullane atraíram mais de 25 milhões de espectadores aos cinemas. Somadas, as bilheterias superam R$ 266 milhões.

    São números equivalentes ao resultado da produção cinematográfica nacional ao longo de todo o ano de 2013. A comparação dá a dimensão da importância dos cinco produtores na atual safra de comédias brasileiras.

    Mariza levou mais de 7 milhões aos cinemas neste ano com "De Pernas Pro Ar 2" e "Meu Passado Me Condena". Iafa chegou à marca de 4,5 milhões de espectadores com "Minha Mãe é Uma Peça", outro recordista do ano.

    Na sexta-feira passada (27), entrou em cartaz "Até Que a Sorte Nos Separe 2", uma produção da dupla Caio e Fabiano Gullane, que espera superar os 3,4 milhões de espectadores do primeiro filme.

    Outra sequência, "Muita Calma Nessa Hora 2", chega ao circuito em 17 de janeiro com a chancela de Augusto Casé, que acumula mais de 7 milhões de ingressos vendidos por seus três últimos filmes. Todos comédias.

    Editoria de Arte/Folhapres
    Como é a divisão da arrecadação de um filme
    Como é a divisão da arrecadação de um filme

    "Nossa meta sempre foi fazer um filme de grande sucesso comercial", disse Fabiano Gullane à Folha, ao falar sobre a concepção de "Até Que a Sorte Nos Separe".

    Seguindo esta premissa, os sócios da Gullane Filmes encomendaram um roteiro baseado em "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", best-seller sobre finanças familiares. "E acrescentamos uma história de amor. Afinal, são dois temas que interessam às pessoas, dinheiro e amor", disse Fabiano Gullane.

    Na sequência da história, estrelada por Leandro Hassum sob a direção de Roberto Santucci, os produtores decidiram filmar 80% das cenas em Las Vegas, nos EUA.

    "Queríamos dar um valor de produção maior para este filme", disse o produtor, que contratou o comediante americano Jerry Lewis para uma participação especial.

    "Até Que a Sorte Nos Separe 2" estreou em 763 salas de cinema, circuito recorde para o lançamento de um filme nacional.

    Com frequência, para formatar um sucesso comercial, os produtores participam também do processo de criação, como a elaboração do roteiro, entre outras tarefas.

    "Considero o produtor um coautor. Não é aquela figura de charuto atrás da mesa", definiu Mariza Leão, que marca presença nos sets de filmagem de suas produções.

    "Acompanho de perto o roteiro, o corte final (edição do filme), escolha da trilha, mixagem, campanha publicitária, criação dos cartazes, do trailer, estudo a data de lançamento com os distribuidores", disse Mariza.

    QUINTETO DE SUCESSO

    MARIZA LEÃO
    Produtoras: Morena Filmes e Atitude Produções
    Sinopse: Formada em jornalismo, fundou em 1975 a Morena Filmes. Foi presidente da Riofilme no início dos anos 90.
    Público em comédias: "Meu Passado Me Condena" (2013), 3,1 mi; "De Pernas Pro Ar 2" (2013), 4,8 mi; "De Pernas Pro Ar" (2011), 3,5 mi.
    Próximas atrações: Em 2015, "Meu Passado Me Condena 2" e "De Pernas Pro Ar 3".

    AUGUSTO CASÉ
    Produtora: Casé Filmes
    Sinopse: Formado em arquitetura, fundou, em 1998, a Dueto, responsável por "Ó Paí, Ó" (2007) e "Benjamin" (2003). Segue na Dueto, mas, em 2007, montou sua produtora.
    Público em comédias: "Muita Calma Nessa Hora" (2010), 1,5 mi; "Cilada.com" (2011), 3,1 mi, "E Aí... Comeu?" (2012), 2,6 mi.
    Próxima atração: "Muita Calma Nessa Hora 2", estreia em 17/1; "Os Caras de Pau", filme infantil previsto para o fim de 2014, baseado no seriado de Globo.

    IAFA BRITZ
    Produtora: Migdal Filmes
    Sinopse: Trabalhou na Total Filmes, responsável por "Se Eu Fosse Você" 1 e 2, assistidos por mais 9,7 mi. Em 2010, fundou a Migdal e lançou "Nosso Lar", que atraiu 4,1 mi. Seu segundo projeto, "Minha Mãe É uma Peça", foi o mais visto de 2013.
    Público em comédias: "Minha Mãe É uma Peça", 4,5 mi.
    Próximas atrações: Longa sobre a Irmã Dulce e a sequência de "Minha Mãe É uma Peça".

    CAIO E FABIANO GULLANE
    Produtora: Gullane Filmes
    Sinopse: Viraram sócios em 1996 e já foram responsáveis por mais de 20 filmes, entre eles "Bicho de Sete Cabeças" (2000) e "Carandiru" (2003).
    Público em comédias: "Até Que a Sorte Nos Separe", recordista de 2012, com 3,4 mi.
    Em cartaz: "Até Que a Sorte Nos Separe 2".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024