A NATO (Associação Nacional de Donos de Cinemas dos EUA) anunciou nesta segunda (27) suas novas diretrizes voluntárias para trailers de filmes, com um limite de dois minutos para as prévias. Atualmente, os estúdios lançam vídeos de cerca de dois minutos e meio.
As novas regras começam a valer a partir do dia 1º de outubro, mas fazem parte de um lobby iniciado em julho de 2013, que tinha como objetivo diminuir o intervalo entre as sessões e aumentar a publicidade antes dos filmes.
Além da diminuição da duração, a NATO também determina que os estúdios não podem exibir o trailer de um filme mais de cinco meses antes de seu lançamento. No entanto, os distribuidores serão permitidos duas exceções por ano, tanto no tempo do trailer quanto na antecedência da prévia.
De acordo com o site especializado "Variety", as regras foram adotadas em abril de 2013, mas revisadas após discussões com executivos dos sete maiores distribuidores dos EUA e de outras empresas.
"Estas diretrizes vão evoluir em resposta a inovações tecnológicas, tendências de publicidade e marketing e demandas do consumidor", disse a NATO. "Elas são completamente voluntárias e serão implementadas através das políticas individuais das empresas de exibição, que podem variar."
Cada dono de cinema decide qual trailer vai exibir antes de cada filme. E essa escolha se dá a partir de critérios como idade, perfil socioeconômico, gênero e proximidade temática entre os filmes.
Editoria de Arte/Folhapress | ||