• Ilustrada

    Saturday, 21-Sep-2024 10:47:35 -03

    Morre aos 98 anos a viúva do artista plástico Iberê Camargo

    DE SÃO PAULO

    25/02/2014 20h55

    Morreu nesta terça-feira (25) aos 98 anos Maria Coussirat Camargo, viúva do artista plástico Iberê Camargo. Ela estava internada no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e as causas da morte foram naturais.

    Segundo nota da assessoria de imprensa da Fundação Iberê Camargo, Maria foi uma das idealizadoras da instituição e doou a ela todas as obras de sua coleção pessoal, um ano após a morte do marido, em 1995.

    Por isso, a coleção da fundação leva seu nome.

    Jefferson Bernardes - 30.mai.2007/Foilhapress
    Maria Coussirat Camargo, viúva do artista plástico Iberê Camargo, em sua casa em Porto Alegre, em 2007
    Maria Coussirat Camargo, viúva do artista Iberê Camargo, em sua casa em Porto Alegre em 2007

    Maria e Iberê viveram juntos durante 54 anos. Ela catalogou todo o trabalho do marido ao longo desse tempo e exerceu papel importante em seu processo criativo.

    "A partir do dia em que a Fundação abriu suas portas para receber o público, Dona Maria esteve sempre presente, emocionando-se com o trabalho desenvolvido e participando das atividades. Hoje, a Fundação Iberê Camargo se despede de sua instituidora com profundo pesar", escreveu Fabio Coutinho, superintendente cultural da instituição.

    "Dona Maria ficará para sempre em nossa lembrança pelo seu belíssimo exemplo de vida. Nosso profundo agradecimento pela sua imprescindível contribuição para a constituição dessa entidade, cujo trabalho permanecerá honrando sua memória e a memória de Iberê Camargo", completou Felipe Dreyer de Avila Pozzebon, presidente da fundação.

    O velório acontecerá na quarta-feira, no auditório da Fundação Iberê Camargo, das 14h às 20h. Já o enterro será na quinta, às 11h, no cemitério Santa Casa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024