• Ilustrada

    Friday, 29-Mar-2024 07:12:31 -03

    '12 Anos de Escravidão' ganha Oscar de melhor filme do ano

    DE SÃO PAULO

    03/03/2014 02h26

    O longa "12 Anos de Escravidão" confirmou seu favoritismo ao ganhar o Oscar de melhor filme do ano. A produção, dirigida por Steve McQueen, ganhou 3 categorias das 9 a que concorria —também foi escolhido como melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong'o) e melhor roteiro adaptado.

    O filme, adaptação do livro escrito por Solomon Northup, conta a história real do negro livre que é sequestrado e vendido como escravo nos EUA pré-abolição.

    "12 Anos de Escravidão" também recebeu o Globo de Ouro de melhor filme dramático, dois Baftas —principal premiação do cinema britânico— (como melhor filme e melhor ator para Chiwetel Ejiofor), um prêmio do sindicato dos atores dos EUA e o prêmio de melhor produção pelo sindicato dos produtores norte-americanos.

    Também foi escolhido entre os dez melhores longas do ano pelo AFI (American Film Institute), ganhou cinco troféus Spirit de cinema independente (filme, diretor, roteiro, fotografia e atriz coadjuvante) e foi eleito o melhor do ano pelo público do Festival de Toronto.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024