• Ilustrada

    Thursday, 19-Sep-2024 09:23:12 -03

    Cineasta brasileiro Elyseu Visconti Cavalleiro morre aos 75 anos

    DE SÃO PAULO

    12/03/2014 22h53

    O cineasta brasileiro Elyseu Visconti Cavalleiro morreu nesta terça (11) aos 75 anos por complicações do diabetes, de acordo com a diretora e atriz Helena Ignez. Os dois se conheceram quando ela atuou no filme "Os Monstros de Babaloo" (1971), dirigido por Cavalleiro. Segundo a cineasta, ele foi enterrado no cemitério São João Batista, no Rio.

    Geralmente associado ao Cinema Marginal —movimento cinematográfico dos anos 1970—, Cavalleiro dirigiu dois longas de ficção: os alegóricos "Os Monstros de Babaloo" e "Lobisomem: O Terror da Meia-Noite" (1974), que enfrentaram censura política e cultural.

    Em entrevista à Folha em 2013, quando tinha uma mostra em sua homenagem no Cine SESC, refutou a relação. "São termos depreciativos inventados pelo grupo do Cinema Novo. O horror, o horror!", disse.

    "Nosso cinema não era maldito. Hoje é bendito, todos estão querendo ver! Fomos discriminados pela ditadura, pela imprensa e pelo Cinema Novo, que nada mais é que uma cópia malfeita do neorrealismo italiano."

    Neto do pintor Eliseu Visconti e sobrinho do cineasta Lucchino Visconti, gravou também uma série de documentários de curta-metragem.

    "Gilberto Freyre e Câmara Cascudo ajudaram-me a realizar documentários de etimologia e antropologia", afirmou Cavalleiro, mencionando os mentores com quem teve contato quando decidiu embrenhar-se pelo interior do país.

    Da fase, ele destacava "Folia do Divino", "Feira de Campina Grande", "Ticumbi" e "Boi Calemba".

    "Ele deixou uma obra documental sobre festas populares no Brasil que é muito desconhecida no Brasil, mas que eu acho tão importante quanto a do Jean Rouche", diz Ignez.

    "Era um grande amigo", disse a atriz Maria Gladys. "Eu lembro que ele sempre recebia a gente na casa dele na Siqueira Campos. Ficávamos lá a tarde inteira, fumando e falando de filmes, de planos, eu, ele, o Rogério [Sganzerla], o Julio [Bressane]."

    Divulgação
    O cineasta Elyseu Visconti Carvalleiro
    O cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024