• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 07:33:01 -03

    Adriana Varejão investiga matizes do racismo em novas obras e livro

    SILAS MARTÍ
    DE SÃO PAULO

    04/04/2014 03h18

    Branca-melada, branquiça, encerada, morena-canelada, retinta e rosa. Essas, entre muitas outras, são cores de pele declaradas por entrevistados em pesquisa feita nos anos 1970 pelo governo.

    Quatro décadas depois, a artista Adriana Varejão criou uma tinta para cada um desses 33 tons e se autorretratou numa série de telas com intervenções que refletem essa gama espontânea de raças.

    Esse panorama, que será exposto agora na galeria Fortes Vilaça, é também uma espécie de ponto de chegada de um processo de cinco anos, em que Varejão e a historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz passaram investigando a obra e referências históricas uma da outra.

    Divulgação
    Autorretratos de Adriana Varejão com intervenções nas cores criadas pela artista
    Autorretratos de Adriana Varejão com intervenções nas cores criadas pela artista

    "É uma síntese de ideias que estavam pairando no ar. Minha ideia era que ela escrevesse um livro de história tendo a minha obra como bússola", diz Varejão. "A história não é um monolito estático do passado. Estamos reconstruindo o passado no presente, arejando as coisas."

    Nesse ponto, o livro reflete a lógica interna da obra plástica de Varejão, que sempre atravessou tempos históricos, incorporando a azulejaria barroca, a violência da escravidão ou relatos exagerados do canibalismo tribal.

    Mas também esbarra nos métodos da historiografia contemporânea, tanto que Moritz Schwarcz se diz agora "canibalizada" pela artista.

    "Ela é uma detonadora de histórias", diz Moritz Schwarcz. "Tem um anacronismo muito bonito no trabalho dela. Talvez estejamos num momento distinto, de perceber como a história é uma construção sempre voltada às indagações do presente."

    E poucos temas têm aflorado com tanta força agora na indústria cultural quanto as questões raciais. Enquanto acadêmicos fazem uma revisão histórica da escravidão, artistas investigam esse assunto com certa inquietação.

    "Eu comecei esse trabalho contra e terminei a favor das cotas raciais", diz Varejão. "Sempre me perguntavam se o Brasil não era o paraíso do povo cordial, mas digo que não. Esses nomes das cores são maneiras de ludibriar, de não dizer negro para falar baiano, queimado. É sintomático de um país racista."

    ADRIANA VAREJÃO
    QUANDO abre amanhã, às 11h; de ter. a sex., 10h às 19h; sáb., das 10h às 18h; até 17/5
    ONDE Fortes Vilaça, r. James Holland, 71, tel. (11) 3392-3942
    QUANTO grátis

    PÉROLA IMPERFEITA
    AUTORAS Lilia Moritz Schwarcz, Adriana Varejão
    EDITORA Cobogó/Cia. das Letras
    QUANTO R$ 90 (360 págs.)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024