• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 10:00:49 -03

    Crítica: Paraguaio '7 Caixas' peca ao copiar tiques típicos de thrillers

    RICARDO CALIL
    CRÍTICO DA FOLHA

    24/04/2014 03h05

    A proposta de "7 Caixas" é bastante promissora: ambientar um filme de ação e suspense em um enorme mercado popular de Assunção. Trata-se de operação não muito distinta da realizada por "Cidade de Deus" com um conjunto habitacional carioca.

    O filme emula as convenções desses gêneros por meio da história do carregador Víctor (Celso Franco), que aceita transportar uma carga suspeita e acaba sendo perseguido por bandidos, colegas de trabalho e policiais.

    Como ditam as fórmulas do thriller, existem incontáveis reviravoltas e perseguições. As regras são universais, mas a pobreza é típica: em vez de carros envenenados, entram carrinhos de mão de madeira.

    Divulgação
    Victor (o ator Celso Franco) e Liz (Lali Gonzalez) em cena do filme paraguaio '7 Caixas
    Victor (o ator Celso Franco) e Liz (Lali Gonzalez) em cena do filme paraguaio '7 Caixas'

    Em paralelo, há uma observação crítica dos tipos do mercado e da (des)organização social desse microcosmo que supostamente espelha a sociedade paraguaia.

    Nesse aspecto, "7 Caixas" se revela uma obra interessante, que em geral não deixa o comentário social se sobrepor à narrativa.

    A exceção é o final, quando a moral da história sobre Víctor -obcecado por celulares e que sonha estar na TV— torna-se evidente demais.

    No outro aspecto, o da emulação de gêneros, "7 Caixas" se mostra limitado. Mais do que os moldes da ação e do suspense, os diretores Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori copiam seus tiques: câmera acelerada, ângulos inusitados, trilha sonora reiterativa.

    Nesse sentido, o filme lembra menos "Cidade de Deus" do que um Guy Ritchie ("Snatch - Porcos e Diamantes") paraguaio. Ou seja, a falsificação da falsificação.

    7 CAIXAS
    (7 CAJAS)
    DIREÇÃO Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori
    PRODUÇÃO Paraguai, 2012
    ONDE Espaço Itaú Frei Caneca 5
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos
    AVALIAÇÃO regular

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024