• Ilustrada

    Sunday, 14-Jul-2024 01:54:07 -03

    São Paulo é cidade-tema na Feira do Livro de Buenos Aires

    LÍGIA MESQUITA
    DE BUENOS AIRES
    MARCO RODRIGO ALMEIDA
    DE SÃO PAULO

    24/04/2014 03h08

    São Paulo é a cidade-tema da 40ª edição da Feira do Livro de Buenos Aires, que começa hoje e vai até o dia 12 no espaço da La Rural, na capital argentina.

    Entre os destaques estão as estrelas internacionais Quino, Paul Auster e J. M. Coetzee. Autores respeitados no Brasil, como Ferréz, Reinaldo Moraes, Marçal Aquino e Luiz Ruffato, estarão presentes, mas as "grifes" não são a aposta da delegação do país.

    A principal atração do estande da capital paulista são os 97 escritores da periferia da cidade e os saraus promovidos por organizações como a Cooperifa, de Sérgio Vaz.

    Daniel Marenco/Folhapress
    O poeta Sérgio Vaz, criador do Sarau da Cooperifa, em Capão Redondo, na zona sul de São Paulo
    O poeta Sérgio Vaz, criador do Sarau da Cooperifa, em Capão Redondo, na zona sul de São Paulo

    Responsáveis por montar a programação com a organização da feira, a Biblioteca Mário de Andrade e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo fizeram um recorte contemporâneo da produção cultural paulistana.

    "Buscamos o que tem de novo e forte: os saraus da periferia. Eles surgiram na ausência de aparelho estatal de cultura, e de lá surgiram autores incríveis como Sérgio Vaz, Binho, Pezão, Zinho Trindade. Eles fazem uma poesia vibrante, forte. Eles são a São Paulo do século 21", diz o comitê curatorial da Biblioteca Mário de Andrade.

    A diretora da Feira do Livro portenha, Gabriela Adamo, afirma que ficou surpresa ao descobrir a existência de uma "literatura típica" da capital paulista.

    "Queremos que os leitores argentinos e brasileiros se conheçam mais, troquem experiências. Buenos Aires também tem uma cultura de autores de bairros mais afastados, será uma boa interação", afirma ela.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024