• Ilustrada

    Friday, 29-Mar-2024 02:59:07 -03

    Crítica: Muito namoro e pouca luta revelam Homem-Aranha sem rumo

    THALES DE MENEZES
    EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

    01/05/2014 02h10

    "O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro", na verdade o quinto filme do herói no cinema, mostra um Homem-Aranha sem rumo. As tentativas de renovar o personagem aplicadas no longa anterior perderam o fôlego na segunda aventura.

    "Aventura" não é a palavra ideal. O que se vê na tela é romance, o caso "não ata nem desata" do herói Peter Parker com Gwen Stacey.

    Nos intervalos entre rompimentos e reaproximações do casal, o Aranha arruma algum tempinho para enfrentar uns superbandidos dispostos a acabar com Nova York.

    Divulgação
    Homem-Aranha (Andrew Garfield) enfrenta o vilão Electro (Jamie Foxx) em cena do filme
    Homem-Aranha (Andrew Garfield) enfrenta o vilão Electro (Jamie Foxx) em cena do filme

    E são vários: Electro, Rino e Duende Verde (pela enésima vez). Mas as lutas somam pouco mais de meia hora.

    A ideia de rejuvenescer a franquia depois dos três filmes da década passada, que tinham Tobey Maguire como Aranha, era pertinente.

    E fãs dos gibis gostaram inicialmente da opção de mostrar Parker na escola, no equivalente americano ao ensino médio brasileiro.

    Nesse ambiente Stan Lee e Steve Ditko criaram o Homem-Aranha em 1962. E Andrew Garfield, 30, e Emma Stone, 25, convencem como recém-saídos da adolescência.

    Além dos grandes olhos claríssimos que parecem de uma boneca, Emma é boa atriz. Garfield, apesar de canastrão, traz uma fragilidade ao herói que faz uma boa ligação com o espírito dos primeiros gibis do Homem-Aranha.

    A dupla não é o problema, mas sim colocá-la como o eixo principal do novo filme. É como a série de TV dos anos 1990 "Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman", que pouco exibia do Homem de Aço em ação. Era mais uma novelinha sobre o romance entre Clark Kent e Lois Lane.

    Divulgação
    Andrew Garfield (Peter Parker) e Emma Stone (Gwen Stacy), que são um casal na vida real
    Andrew Garfield (Peter Parker) e Emma Stone (Gwen Stacy), que são um casal na vida real

    Assim, o filme desperdiça Electro, vilão sem graça nos quadrinhos que melhora na tela. O roteiro dá a ele um tom patético que o sempre bom Jamie Foxx soube aproveitar.

    Rino decepciona. O que era força bruta no gibi, um gigante cinza, vira uma armadura horrorosa. E o Duende Verde aparece em sua pior versão.

    "Homem-Aranha" (2002) era realmente espetacular. Suas duas continuações e a primeira aparição do personagem rejuvenescido não se comparam ao original, mas eram ótimas sessões para ver comendo pipoca.

    Já "O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro" é só muito chatinho.

    O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2: A AMEAÇA DE ELECTRO
    (The Amazing Spider-man 2)
    DIREÇÃO Marc Webb
    PRODUÇÃO EUA, 2014
    ONDE Iguatemi Cinemark, Kinoplex Itaim e circuito
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos
    AVALIAÇÃO regular

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024