• Ilustrada

    Thursday, 28-Mar-2024 22:23:15 -03

    Documentário lembra trajetória do criador do Teatro do Oprimido

    DE SÃO PAULO

    02/05/2014 03h20

    No dia em que se completam cinco anos da morte de Augusto Boal, o SescTV leva ao ar o documentário "Augusto Boal - Teatro do Oprimido", de Zelito Viana. A produção repassa a trajetória do autor e diretor teatral e fala de sua metodologia famosa, que une teatro a ação social.

    Vânia Delpoio - 25.set.2000/Folhapress
    O dramaturgo carioca, Augusto Boal
    O dramaturgo carioca, Augusto Boal

    São depoimentos do próprio Boal que costuram a produção. O diretor lembra da geração de autores lançada no Teatro de Arena, em São Paulo, das dificuldades enfrentadas durante a ditadura, do exílio e do surgimento do Teatro do Oprimido.

    Um dos entrevistados, Chico Buarque comenta que se aproximou mais de Boal quando ele morava em Buenos Aires, onde fazia o "teatro invisível" -em locais públicos sem aviso prévio. "As pessoas não sabiam se era teatro ou não. Acho que era o embrião do Teatro do Oprimido", diz Chico.

    Boal queria que as pessoas fossem atores da sociedade e da vida. No Teatro Fórum, parava a peça no ápice da tensão para ouvir do público a solução. Em um desses exercícios, uma espectadora subiu ao palco e deu seu desfecho. Aí surgia uma das bases do Teatro do Oprimido. O filme ainda mostra a técnica usada na Índia e em Moçambique.

    NA TV
    Augusto Boal - Teatro do Oprimido
    Documentário
    QUANDO hoje, às 23h, no SescTV
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024