• Ilustrada

    Wednesday, 15-May-2024 07:11:35 -03

    Morre o figurinista de Liberace, Michael Travis, aos 86 anos

    DE SÃO PAULO

    04/05/2014 18h23

    Morreu na última quinta-feira (1º) o figurinista Michael Travis, aos 86 anos. Ele era autor das chamativas roupas do pianista norte-americano Liberace.

    Segundo o sobrinho de Travis, George Lavdas, o tio havia sido internado mês passado com problemas cardíacos e outras complicações de saúde, mas preferiu passar seus últimos dias em casa. A informação é do jornal "Los Angeles Times".

    Os figurinos que Travis fazia para o pianista duravam meses para ficar prontos, e alguns deles chegavam a pesar cerca de 45 kg. Um desses, feito em 1979, era iluminado por 1.600 lâmpadas e coberto por pequenos espelhos.

    Além de Liberace, fez roupas para artistas como Diana Ross e Nancy Sinatra.

    Na TV, trabalhou no programa "Rowan & Martin's Laugh-In", transmitido pela "NBC" nos anos 1960, nos Estados Unidos. Nessa época, criava quase 400 peças diferentes por semana.

    Sua criatividade também ganhou forma em várias séries.

    Em 2010, ganhou o prêmio "Career Achievement in Television Award" por seu trabalho como figurinista na televisão.

    Nascido em Detroit, em 1928, Travis se alistou no Exército, ao fim do ensino médio, e foi mandado para a Alemanha do pós-guerra, onde serviu por três anos.

    Depois disso, morou em Paris e lá estudou figurinos e moda, mas percebeu que sua trajetória profissional decolaria mesmo nos Estados Unidos.

    De volta a seu país, trabalhou no famoso Eaves Costume Company, catalogando coleção de figurinos históricos. O dono o "demitiria" tempos mais tarde para ajudar a impulsionar a carreira dele.

    Trabalhou ainda em roupas para espetáculos encenados na Broadway —entre elas, "Rinoceronte", de Eugene Ionesco.

    Ele não deixou filhos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024