• Ilustrada

    Friday, 19-Apr-2024 07:18:53 -03

    Reedição de livro celebra centenário de Lúcio Rangel

    RONALDO EVANGELISTA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    30/05/2014 02h47

    Lúcio Rangel (1914-1979) foi um dos primeiros críticos brasileiros de música pop.

    Entre 1940 e 1970, publicou artigos curtos e ensaios historiográficos, discografias anotadas, breves biografias, resenhas e colunas em revistas e jornais.

    Em 1962, lançou seu único livro, "Sambistas e Chorões". O volume é agora reeditado, pela primeira vez, pelo Instituto Moreira Salles.

    Divulgação/Acervo Pixinguinha/IMS
    Pixinguinha e João da Baiana (à frente) na inauguração da rua Pixinguinha, no Rio
    Pixinguinha e João da Baiana (à frente) na inauguração da rua Pixinguinha, no Rio

    O relançamento integra as comemorações do centenário de Rangel, que incluem ainda programas veiculados na Rádio Batuta, que pode ser ouvida no site do instituto.

    O livro compila artigos publicados principalmente nos anos 50 em periódicos como "Jornal do Brasil", "Diário de S.Paulo", "A Cigarra" e "Manchete".

    Em textos com sabor e personalidade, tão informativos quanto idiossincráticos, Rangel analisa a música popular brasileira antes de ela ter sido genericamente categorizada e pasteurizada justamente pela sigla MPB.

    Com sua abordagem jornalístico-documental, de colecionador, pesquisador e investigador em primeira pessoa, enfoca "aspectos e figuras" em assuntos como as origens do samba urbano, as primeiras gravações em disco e a literatura de cordel carioca. Trata também de músicos como Noel Rosa, Inezita Barroso, Mário Reis, Pixinguinha —alguns deles, seus amigos.

    O livro também publica uma "discoteca mínima da música popular brasileira" compilada por Rangel que passa por dezenas de autores, intérpretes e instrumentistas —incluindo nomes como Herivelto Martins e Dorival Caymmi, Waldemar Henrique e Abigail Moura.

    Além de nova iconografia, a edição traz uma "bibliografia da música popular brasileira", inédita em livro, compilada pelo autor em 1975.

    Valiosa e ampla, recomenda desde "Introdução ao Cinema Brasileiro" (1959) e "Costumes Africanos no Brasil" (1938) até 15 obras de Mário de Andrade, cinco de Tinhorão e sete de Catulo da Paixão Cearense, em busca de uma compreensão geral da cultura brasileira.

    SAMBISTAS E CHORÕES
    AUTOR Lúcio Rangel
    EDITORA Instituto Moreira Salles
    QUANTO R$ 49,90 (200 pgs.)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024