• Ilustrada

    Friday, 19-Apr-2024 16:09:52 -03

    Artista fica nua em museu, em frente ao quadro 'A Origem do Mundo'

    DE SÃO PAULO

    04/06/2014 19h10

    Uma artista causou frisson em Paris no final de maio ao fazer uma performance onde recriava, ao vivo numa performance, o quadro "A Origem do Mundo", do pintor realista Gustave Courbet (1819-1877).

    As informações são da emissora France TV.

    A obra mostra a vagina e o abdômen de uma mulher com as pernas abertas. O fato de ser tão explícito gera polêmica até os dias de hoje.

    No último dia 29, a artista plástica Deborah de Robertis, de Luxemburgo, resolveu fazer uma performance no Musée D'Orsay, na capital francesa, em frente ao quadro. Imitando-o, ela se sentou em frente à imagem, levantou o vestido e exibiu seu órgão genital.

    Reprodução
    A artista Deborah de Robertis realiza performance em frente ao quadro 'A Origem do Mundo', em Paris
    A artista Deborah de Robertis realiza performance em frente ao quadro 'A Origem do Mundo', em Paris

    A trilha sonora para a performance foi "Ave Maria", de Franz Schubert (1797-1828). Ela batizou sua recriação como "o espelho da origem".

    Alguns frequentadores do museu aplaudiram De Robertis, mas os seguranças foram rapidamente até ela para exigir que finalizasse a performance o quanto antes.

    Como a artista se negou a atendê-los, um deles ficou em frente a ela, para evitar que fosse vista por mais gente, e o outro pediu às pessoas que deixassem aquela sala do museu.

    Depois, a polícia foi chamada pela administração da instituição. De Robertis foi detida para interrogação, mas não será indiciada criminalmente.

    Em entrevista à emissora France TV, a artista disse ter sido tratada "como uma princesa" pelos seguranças do museu.

    "Um deles me perguntou se eu achei que a cena não poderia ser forte para as crianças. Mas é a intervenção da autoridade que a torna forte, não minha tomada de posição", afirmou.

    Sobre as razões para ter feito a performance, ela disse ser "difícil de resumir em poucas palavras".

    "Eu emprestei meu rosto à 'Origem do Mundo', mas acima de tudo minha voz. Na trilha sonora, eu dizia que 'eu sou todas as mulheres'. É simbólico."

    Deborah de Robertis negou ter sido "exibicionista" com o ato. "Trata-se de uma obra de arte, cujo planejamento acontecia há ao menos oito anos. Não tem nada a ver com exibicionismo, não foi um ato impulsivo."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024