• Ilustrada

    Wednesday, 24-Apr-2024 13:29:54 -03

    Crítica: Norueguês suaviza o amargor de história já filmada por Louis Malle

    SÉRGIO ALPENDRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    12/06/2014 02h55

    Já nas primeiras cenas de "Oslo, 31 de Agosto", vemos coisas que normalmente pensamos ao ouvir sobre a Noruega: neve (ainda que só no começo), frieza nas relações entre as pessoas, a banda de pop rock A-Ha e uma melancolia profunda e bem nórdica.

    O filme de Joachim Trier conta a história de Anders, viciado em drogas que tira um dia fora do tratamento de desintoxicação para uma entrevista de emprego e para reencontrar velhos amigos.

    Quem conhece o romance que serviu de base ao filme, "Le Feu Follet", de Pierre Drieu La Rochelle, sabe que a história é triste.

    Divulgação
    Cena de 'Oslo, 31 de Agosto', de Joachim Trier, que estreia nesta quinta-feira (12)
    Cena de 'Oslo, 31 de Agosto', de Joachim Trier, que estreia nesta quinta-feira (12)

    Mas esta nova versão não chega perto do amargor da mais famosa adaptação da obra: "Trinta Anos Esta Noite" (1963), dirigida pelo francês Louis Malle.

    Diferentemente de Malle, Trier mergulha o personagem num clima primaveril que contrasta com o desencanto interior responsável pelo vício. Anders sai da clínica e logo pensa em comprar heroína. Para ele, essa é uma fuga possível em meio ao mais profundo nada.

    Mas há uma outra fuga. O melhor momento, por exemplo, se dá quando o protagonista senta à mesa de um café, observa o mundo ao seu redor e constrói mentalmente pequenas histórias sobre as pessoas que vê passar pela calçada.

    É uma sequência construída com extrema delicadeza, que nos faz atentar para as coisas simples da vida, pequenas cenas do cotidiano que permanecem escondidas, restritas à intimidade alheia ou à mente de um demiurgo.

    OSLO, 31 DE AGOSTO (OSLO, 31. AUGUST)
    DIREÇÃO Joachim Trier
    PRODUÇÃO Noruega, 2011
    ONDE Espaço Itaú Frei Caneca
    CLASSIFICAÇÃO 16 anos
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024