• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 03:28:39 -03

    Crítica: 'Guardiões da Galáxia' foge do universo previsível de heróis

    DOUGLAS LAMBERT
    EDITOR-ASSISTENTE DA "TV FOLHA"

    31/07/2014 01h37

    O principal mérito de "Guardiões da Galáxia", de James Gunn, é escapar do mundo previsível e terrestre que a maioria dos personagens da Marvel habita.

    De locação principal, a Terra passa a ser um planeta qualquer e os heróis-cientistas dão vez a um universo abundante e multicolorido.

    Com mulheres verdes, brutamontes azuis e planetas envoltos em nuvens, cada corte revela aos poucos um enorme ecossistema inexplorado.

    Lembra muito a série "Jornada nas Estrelas", com raças que se diferenciam umas das outras pelo corte de cabelo, da barba ou o formato da orelha.

    Divulgação
    Zoe Saldana na prisão do filme 'Guardiões da Galáxia
    Zoe Saldana na prisão do filme 'Guardiões da Galáxia'

    Mas, se esses pequenos detalhes ajudam a dar vida, é no roteiro que o diabo mora.

    "Guardiões" é sobre a formação de um bando. Nada de novo até aí. Cada um dos personagens principais recebe a devida atenção e todos acabam bem desenvolvidos.

    Ainda assim, a mocinha verde, Gamora (Zoe Saldana), sofre com alguns enquadramentos no estilo bailarina do Faustão e por vezes é reduzida a simples interesse amoroso do mocinho, Peter Quill (Chris Pratt), espécie de Han Solo no colegial.

    Os personagens secundários e os vilões não têm a mesma sorte. Ronan, o Acusador (Lee Pace), lembra o Osama do "Casseta e Planeta": só quer destruir a civilização.

    Uma cena de menos de um minuto tenta dar algum sentido para tanto ódio, mas só apresenta mais um personagem inútil e pouco desenvolvido. Parece que tudo será melhor explorado no futuro, mas fica uma má impressão.

    "Guardiões" existe em duas frentes. É um ótimo episódio da série que a Marvel continua lançando no cinema, ao mesmo tempo que, isolado, é um filme apenas regular.

    Na média, o resultado é bom. Não é a nota mais alta da turma, mas é suficiente para garantir uma continuação.

    GUARDIÕES DA GALÁXIA (GUARDIANS OF THE GALAXY)
    DIREÇÃO James Gunn
    PRODUÇÃO EUA, 2014
    ONDE Anália Franco UCI, Iguatemi, Cidade Jardim e circuito
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024