Guido Santana tem oito anos e na nova temporada do programa de calouros da TV Cultura "Prelúdio" vai encarar a orquestra profissional da produção como solista em um concerto de Charles-Auguste de Beriot (1802-1870).
Ele é o mais jovem de toda a história do programa, que inicia seu oitavo ano neste domingo (3), às 12h. "O Guido toca com uma segurança que poucos têm", diz o maestro Julio Medaglia sobre o candidato de São Paulo.
"A peça que ele toca é virtuosística e ele enfrenta isso com uma facilidade fora do comum", conta Medaglia, que divide o comando do "Prelúdio" com Roberta Martinelli e rege a orquestra do programa.
Jair Magri/Divulgação/TV Cultura | ||
Maestro Júlio Medaglia rege a orquestra do programa 'Prelúdio', exibido na TV Cultura |
Guido só aparecerá no programa do dia 17 de agosto. Na estreia, serão quatro candidatos: o trombonista Wellington Araújo, 28, de Pernambuco, o clarinetista Eduardo Lima, 19, da Paraíba, a cantora Luana Dourado, 24, de Minas Gerais, e o pianista Steven Chervenkov, 23, de Sorocaba (99 km de São Paulo).
O "Prelúdio" tem o formato de um show de calouros tradicional, com jurados e plateia. Medaglia entende que esse ambiente televisivo e com torcida para os candidatos pode, eventualmente, reduzir a concentração dos músicos.
"O júri não é tão rigoroso nesse aspecto e entende que, por nervosismo, algum pequeno deslize possa ser cometido", diz Medaglia.
Nesta temporada, os 24 candidatos vão se apresentar em seis eliminatórias. De cada uma sai um vencedor, que vai para a semifinal. A final, com quatro concorrentes, será disputada no dia 30 de novembro, na Sala São Paulo.
Os prêmios serão bolsas de estudos de um ano da Academia Franz Liszt, em Budapeste, Hungria, bolsa de um ano na Alemanha e concerto como solista.
As próximas gravações ocorrerão nos dias 13 de agosto e 18 de outubro, às 13h, no Theatro São Pedro, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site cmais.com.br/preludio.
NA TV
Prelúdio
Estreia da nova temporada
QUANDO neste domingo, às 12h, na TV Cultura
CLASSIFICAÇÃO livre