• Ilustrada

    Friday, 19-Apr-2024 06:42:12 -03

    Crítica: Mais que biografia, 'Violette' atualiza questões da literatura

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    28/08/2014 02h32

    O nome próprio como título e a trama concentrada na trajetória de uma importante escritora francesa do pós-guerra aproxima "Violette" do filme biográfico, variante do vírus que contamina o cinema com tantas histórias "baseadas em fatos reais".

    De fato, o primeiro objeto do filme aparenta ser o percurso meio maldito de Violette Leduc, bastarda, bissexual e protofeminista numa época em que quase nada disso era admissível.

    Os recortes temporais no roteiro escrito pelo diretor Martin Provost em companhia do respeitado jornalista e biógrafo René de Ceccatty afastam "Violette" da obsessão por fidelidade e explicação comuns ao filme biográfico.

    Divulgação
    Cena do filme "Violette", sobre o romance lésbico entre Violette Leduc e Simone de Beauvoir
    Cena do filme "Violette", sobre o romance lésbico entre Violette Leduc e Simone de Beauvoir

    Os traumas infantis e as frustrações afetivas e sexuais são evocados mais com o objetivo de esboçar uma figura de contornos difusos do que explicá-la.

    Ao mesmo tempo que retrata o martírio de uma artista, "Violette" se interessa também pelas ideias da época, quando os protagonistas do existencialismo sugeriam outros caminhos mentais e comportamentais.

    Por isso, a presença de Simone de Beauvoir (1908-86) no filme ganha mais força do que a de coadjuvante de luxo. Em vez da imagem luminosa que as fotografias guardaram de Beauvoir, o filme contrasta uma figura espectral, um duplo descarnado e intelectual da violenta corporeidade que anima Violette.

    A diferença entre as duas personagens mistura-se aos motivos distintos para a criação literária, fruto de disciplina e cálculo, mas também de dor e catarse.

    Assim, mais que um supérfluo drama biográfico, "Violette" atualiza, para nossa época que confunde literatura, autoficção e autopromoção, questões mais fundamentais, como "para que se escreve?" e "para quem se escreve?".

    VIOLETTE
    DIREÇÃO Martin Provost
    PRODUÇÃO França, 2013
    ONDE Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3 e Reserva Cultural 3
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024