• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 11:43:17 -03

    Hello Kitty, 40, não é uma gata, diz curadora de mostra

    DE SÃO PAULO

    27/08/2014 21h56

    A carismática Hello Kitty, que em 2014 completa 40 anos de existência, não é uma gata. A informação foi revelada por uma curadora de uma mostra sobre a personagem nos Estados Unidos, em entrevista ao jornal "Los Angeles Times".

    A antropóloga Christine R. Yano, que passou anos pesquisando e escrevendo sobre o fenômeno Hello Kitty, foi selecionada para organizar uma exposição de retrospectiva da personagem, no Japanese American National Museum.

    Criada pela designer Yuko Shimizu em 1974 para a empresa Sanrio, Hello Kitty se tornou a "embaixadora da fofura do Japão", com milhões de produtos comercializados em todo o mundo.

    Sanrio Co./Reuters
    Boneca da personagem Hello Kitty no espaço, a bordo do satélite japonês Hodoyoshi-3
    Boneca da personagem Hello Kitty no espaço, a bordo do satélite japonês Hodoyoshi-3

    Yano conta que, ao escrever textos para a exposição de outubro em Los Angeles, chamou a personagem de "gata". De acordo com ela, a Sanrio a corrigiu "de maneira bastante rígida" sobre o assunto.

    "Hello Kitty não é uma gata. Ela é uma personagem de desenhos. Ela é uma garotinha. Ela é uma amiga. Mas ela não é uma gata. Ela nunca é desenhada de quatro. Ela anda e se senta, como uma criatura de duas pernas", explicou Yano ao jornal.

    "Ela tem até mesmo um gatinho próprio, que se chama Charmmy Kitty."

    Curiosamente, a palavra "kitty" em inglês significa "gatinho".

    Outras curiosidades reveladas pela pesquisadora incluem o fato de que Hello Kitty é britânica, seu nome real é Kitty White, ela é do signo de escorpião e tem uma irmã gêmea.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024