• Ilustrada

    Friday, 10-May-2024 05:44:06 -03

    Filme que traz Mussolini como ator é exibido em festival na Itália

    DA AFP

    07/10/2014 20h42

    A superprodução americana "The Eternal City" (cidade eterna), realizada em 1923 na Itália e que traz o ditador Benito Mussolini (1883-1945) entre os protagonistas, foi exibida pela primeira vez em várias décadas nesta terça-feira (7), no Festival de Cinema Mudo de Pordenone.

    Rodado na capital um ano antes da "Marcha sobre Roma", que levou o fascista Mussolini ao poder, o filme foi dirigido por um judeu polonês sob o pseudônimo de Samuel Goldwyn e pretendia contar como era a vida italiana.

    Segundo o jornal "Il Messaggero", o longa, que passou muitos anos perdido —provavelmente por enaltecer o ditador—, foi encontrado recentemente nos arquivos do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMa, pela pesquisadora italiana Giuliana Muscio.

    Wikimedia Commons
    Cartaz do filme 'The Eternal City', que tem o ditador italiano Mussolini no elenco
    Cartaz do filme 'The Eternal City', que tem o ditador italiano Mussolini no elenco

    Foram salvos apenas 28 minutos de filmagem e muitas imagens de "Il Duce", consideradas valiosas do ponto de vista histórico, segundo o jornal romano.

    "Dão a ideia do encontro entre Hollywood, com seu poder de sedução, e um ditador que intuía claramente a arma poderosa que o cinema, que acabava de nascer, seria", destacou o jornal.

    De acordo com Muscio, os desfiles fascistas da época eram grandes espetáculos, como se tivessem sido concebidos para o cinema, e o anticomunismo do chefe de Estado italiano seria visto como uma garantia de segurança pelos americanos.

    "Em 1923, um filme que glorificava Mussolini e o fascismo não significava para Hollywood uma tomada de posição desconcertante como parece hoje em dia", explicou a pesquisadora.

    O filme, que não chegou a ser exibido na Itália, foi recebido com entusiasmo nos Estados Unidos, onde a comunidade italiana organizou manifestações de celebração.

    Benito Mussolini comandou a Itália de 1924 até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando foi derrotado junto com a Alemanha nazista de Adolf Hitler —acabou sendo morto em 1945 e teve seu corpo pendurado e linchado pela população nas ruas de Roma.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024