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    Pedro Almodóvar dá forma ao desejo humano

    INÁCIO ARAUJO
    CRÍTICO DA FOLHA

    17/10/2014 02h00

    Se existe marca evidente do fim do franquismo na Espanha, esta é, sem dúvida, o cinema de Pedro Almodóvar, homenageado nesta Mostra de Cinema.

    O generalíssimo, "tirano de Espanha pela graça de Deus", morreu no fim de 1975. Em 1980, Almodóvar saía-se com seu primeiro longa, "Pepi, Luci, Bom e outras Garotas de Montão", verdadeiro manifesto anarquista, em que, só para começar, Pepi, após ser ultrajada e violentada por um policial, decide seduzir Luci, a mulher do tira.

    Existe ali de maconha a masoquismo, passando por estupro, neste filme em 16mm, feito em condições precárias, e que pode ser visto quase como um ensaio daquilo que o cineasta faria a seguir.

    Divulgação
    Cena do filme 'Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão' (1980)
    Cena do filme 'Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão' (1980)

    Desde 1975, aliás, ele já se dedicava ao cinema, fazendo curtas. É com "Pepi, Luci, Bom...", no entanto, que a marca iconoclasta começa a se definir. "Maus Hábitos" (1983), por exemplo, colocará em questão diretamente a Igreja Católica em suas relações com o mundo.

    Se o espírito anticlerical que Almodóvar cultivou (a exemplo de Buñuel, seu ilustre predecessor) é evocado, a homossexualidade tampouco deixa de ser um assunto presente desde seus primeiros trabalhos. Mais ostensivamente em "A Lei do Desejo" (1987), de forma mais cerebral em "Matador" (1986), talvez seu primeiro grande filme.

    E se desde o início as mulheres são uma presença constante em seu cinema (e em sua vida, já que cresceu num mundo feminino), elas serão o motivo de seu primeiro grande sucesso mundial, "Mulheres à Beira de um Ataque de nervos" (1988), que também consagra a atriz Carmen Maura como sua parceira.

    Outras marcas acompanham o cinema de Almodóvar desde sempre, como o espírito folhetinesco e as combinações de cores gritantes.

    Depois de um período em que a comédia se impõe, aos poucos o melodrama vai se tornar dominante, em tramas cada vez mais complexas, embora nem por isso o senso de humor tenha desaparecido.

    Almodóvar entra na moda, mas parece pouco disposto a ceder a ela. Ora filma um mundo exclusivamente feminino, ora introduz ali cineastas ou escritores, não raro recorre a sua própria experiência ("Má Educação", de 2004).

    O que acompanha o cineasta desde os primórdios, aquilo de que não abre mão, é do desejo (não por acaso sua produtora se chama "El Deseo"), tão intenso quanto diversificado, embora não se possa dizer caótico. Ao artista cabe, justamente, dar forma ao desejo humano, seus desajustes e sua errância.

    Quem acompanhar esta retrospectiva verá um formidável painel de variações: homossexuais, transsexuais, pervertidos, mal amados, tristes, frustrados felizes. Muitos carregarão elementos fetichistas: capas de chuva, saltos de sapato.

    Poderemos ser conduzidos ao universo fantástico ("Volver", de 2006), numa obra que se torna progressivamente mais cerebral, até chegar ao que é até hoje o seu ápice: "A Pele que Habito" (2011), em torno de uma mulher enclausurada por um famoso cirurgião plástico, criador de uma pele artificial.

    Importa, no entanto, ressaltar a integridade da trajetória do diretor, em que a sexualidade a um tempo surge desenfreada, para no instante seguinte revelar todas as chagas que carrega.

    Do humor ao melodrama, a integridade do cineasta espanhol sabe nunca se perder, se entregar à fórmula ou se trair: ao longo da retrospectiva estaremos sempre diante de obras diferentes entre elas, como se cada uma fosse reveladora da permanente inquietação de seu autor (e, invariavelmente, roteirista). A cada vez estamos diante de um Almodóvar que é sempre outro, que amadurece, mas nunca perde o espírito iconoclasta de seus primeiro filmes.

    Sim, a Espanha pode passar por maus momentos, mas com Almodóvar sabemos sempre que Franco ficou para trás.

    *

    TUDO SOBRE ALMODÓVAR
    Confira a retrospectiva do diretor espanhol

    "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão" (1980)
    Uma mulher estuprada planeja se vingar do criminoso com a ajuda de uma amiga e de uma banda punk
    Sessões: 20/10, 20h30, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 23/10, 15h, na Faap; 24/10, 20h, no Itaú Cultural

    "Labirinto de Paixões" (1982)
    Comédia sobre uma cantora ninfomaníaca, um terrorista gay, o filho de um imperador e a fã da primeira.
    Sessões: 17/10, 23h10, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 21/10, 17h55, no Cine Belas Artes; 23/10, 18h, no Itaú Cultural.

    "Maus Hábitos" (1984)
    Uma cantora se refugia num convento formado por freiras pitorescas, que incluem uma cozinheira masoquista e uma estilista.
    Sessões: 18/10, 15h, no CCSP, 20/10, 18h, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 29/10, 21h30 no Belas Artes

    "Que Fiz Eu para Merecer Isto?" (1984)
    A vida de uma família formada por uma faxineira, um taxista e os filhos, um garoto de programa e um traficante de drogas
    Sessões: 19/10, 21h, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 23/10, 20h, no Sesc Osasco; 24/10, 18h, no Itaú Cultural; 27/10, 15h, na Faap

    "A Lei do Desejo" (1987)
    Ainda vivendo o rescaldo de um antigo amor, o cineasta Pablo se envolve com um fã que é obcecado por sua obra
    Sessões: 18/10, 22h30, no Espaço Itaú- Frei Caneca; 20/10, 16h, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 23/10, 20h, no Itaú Cultural; 29/10, 19h, na Faap

    "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988)
    Uma amante neurótica busca seu amado, enquanto mergulha numa confusão que envolve terroristas xiitas e um taxista fã de mambo.
    Sessões: 22/10, 19h, no Cinemark Villa-Lobos; 23/10, 19h, no Cinemark Santa Cruz; 25/10, 14h45, no Espaço Itaú - Frei Caneca

    "Ata-Me" (1989)
    Narra o jogo de conquista e sadomasoquismo entre o paciente de um hospício e a atriz pornô por quem é apaixonado
    Sessões: 18/10, 17h30, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 19/10, 19h, no Belas Artes; 21/10, 18h30, no CineSesc; 24/10, 19h, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 25/10, 14h, na Sala Cinemário

    "De Salto Alto" (1991)
    Explora os conflitos entre uma telejornalista e sua mãe, uma cantora, que já teve por amante o atual marido da filha
    Sessões: 17/10, 19h, na Cinemateca; 18/10, 16h, na Sala Cinemário; 19/10, 21h30, no Belas Artes; 24/10, 17h, no Cine Olido; 26/10, 19h, no Espaço Itaú - Frei Caneca

    "Kika" (1993)
    Um triângulo amoroso envolve um escritor americano, uma maquiadora e o enteado catatônico do primeiro.
    Sessões: 17/10, 14h, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 22/10, 14h, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 24/10, 20h30, na Cinemateca; 29/10, 15h, na Faap

    "A Flor do Meu Segredo" (1995)
    Uma escritora enfrenta uma crise de meia-idade e passa a reavaliar suas relações com a mãe, a irmã, a amiga e até a empregada
    Sessões: 24/10, 19h15, no Cine Olido; 25/10, 17h, na Cinemateca; 28/10, 15h, no CCSP; 29/10, 19h50, na Matilha Cultural

    "Carne Trêmula" (1997)
    Recém-saído da prisão, um homem tenta recuperar o amor da mulher que agora é casada com o policial que ele deixou paraplégico
    Sessões: 24/10, 16h, no Cinusp; 25/10, 16h30, na Matilha Cultural; 26/10, 21h15, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 29/10, 21h10, no Espaço Itaú - Frei Caneca

    "Tudo sobre Minha Mãe" (1999)
    Desamparada pela morte do filho, uma mãe viaja a Barcelona para se encontrar com o pai dele, que vive como mulher.
    Sessões: 24/10, 19h, na ECA-USP; 25/10, 19h, no Cinemark Villa-Lobos; 26/10, 15h, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 27/10, 18h15, na Reserva Cultural; 28/10, 19h, no Cinemark Santa Cruz

    "Fale com Ela" (2002)
    Um enfermeiro lida com duas mulheres em coma, uma toureira e uma bailarina, e desenvolve uma estranha relação com a última.
    Sessões: 25/10, 20h, no Sesc Osasco; 27/10, 16h15, no Cine Livraria Cultura; 28/10, 13h, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 29/10, 15h, no CCSP

    "A Pele que Habito" (2011)
    Um cirurgião plástico usa uma mulher como cobaia para testar uma pele sintética imune a qualquer tipo de dano
    Sessões: 19/10, 18h30, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 29/10, 14h, no Espaço Itaú - Frei Caneca

    "Amantes Passageiros" (2013)
    Um avião desgovernado é o ambiente para que segredos e intrigas dos passageiros e tripulantes venham à tona
    Sessões: 17/10, 16h10, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 20/10, 14h, no Espaço Itaú - Frei Caneca; 24/10, 15h, no Cine Olido.

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