• Ilustrada

    Thursday, 28-Mar-2024 20:41:19 -03

    Crítica: Dramalhão baseado em romance de Nicholas Sparks é clichê

    ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    04/11/2014 02h42

    Povoados por casais em meio a angústias e provações, os romances do escritor norte-americano Nicholas Sparks são regularmente adaptados para as telas em dramas eivados de lugares-comuns. "O Melhor de Mim", o mais recente da série, não nega a estirpe do rei do dramalhão.

    A narrativa alterna constantemente dois registros temporais, que correspondem à adolescência dos protagonistas –no início dos anos 1990– e à maturidade, duas décadas mais tarde, quando se reencontram inesperadamente.

    Vindo de um meio social desfavorecido, Dawson (Luke Bracey na adolescência e James Marsden depois) é filho de um alcoólatra que não hesita em surrá-lo. Os conflitos levam o jovem a fugir de casa, para ser posteriormente acolhido por um mecânico durão, mas boa gente.

    Gemma LaMana/Divulgação
    Luke Bracey e Liana Liberto em cena do filme 'O Melhor de Mim'
    Luke Bracey e Liana Liberto em cena do filme 'O Melhor de Mim'

    Amanda (Liana Liberato e Michelle Monaghan) é filha da alta burguesia de uma pequena cidade da Louisiana e seu pai é um homem que não tem um pingo de escrúpulo.

    Os dois se apaixonam pouco antes do fim do ensino médio, mas acabam se distanciando. Para aproveitar a segunda chance quando se reencontram, precisam superar uma série de dificuldades que vão muito além das diferenças de classe social.

    Como se não bastasse o romantismo codificado à saciedade, o roteiro descuidado também não ajuda, devido às inúmeras reviravoltas da história. Súbitas e inverossímeis, elas acontecem até o final e são invariavelmente adivinhadas antes.

    A incapacidade de surpreender também atinge os personagens secundários, desprovidos de qualquer indício de complexidade e construídos sem o mínimo lampejo de originalidade.

    O quarteto de atores principais se esforça bastante para ser convincente, apesar da história melosa e lacrimogênea –traços distintivos das narrativas de Sparks– e dos diálogos baratos.

    Se o esforço não chega a comover, como nada nessa história pré-fabricada, ao menos é algo verdadeiro em meio à overdose de sentimentalismo.

    O MELHOR DE MIM
    (THE BEST OF ME)
    DIREÇÃO Michael Hoffman
    ELENCO James Marsden, Michelle Monaghan, Luke Bracey e Liana Liberato
    PRODUÇÃO EUA, 2014, 14 anos
    AVALIAÇÃO péssimo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024