• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 01:41:35 -03

    Sucesso na TV, tirinhas de 'Lili, a Ex' ganham primeira coletânea em livro

    BEATRIZ MONTESANTI
    DE SÃO PAULO

    06/11/2014 02h10

    Para aqueles que acabaram de conhecer Lili na pele de uma morena neurótica ligada em 220, uma coletânea e uma exposição em São Paulo vão revelar as facetas originais da personagem, que fez sucesso numa série televisiva do canal GNT.

    As tirinhas de "Lili, a Ex", do cartunista Caco Galhardo, foram reunidas pela primeira vez em livro, editado por Toninho Mendes, "figura mitológica dos quadrinhos nacionais", segundo define Galhardo.

    Na coletânea, lançada nesta quinta (6), foram reunidas 112 tiras, de um acervo calculado por Galhardo em mais de 500 histórias –publicadas na Folha desde 2009. Além do livro, algumas das tiras originais de Lili estarão expostas na Galeria Ornitorrinco, em São Paulo, até 12 de dezembro.

    Caco Galhardo
    Reprodução de tirinha do livro "Lili a Ex", do desenhista Caco Galhardo, lançado pela editora Peixe Grande
    Reprodução de tirinha do livro "Lili a Ex", do desenhista Caco Galhardo, lançado pela editora Peixe Grande

    DUAS LILIS

    Se por um lado os desenhos revelam as origens de Lili, por outro a coletânea deve sua existência ao sucesso da adaptação televisiva, que em sua primeira temporada foi a segunda série mais vista pelo público feminino na TV paga, segundo dados do próprio GNT.

    "Tem muita gente ligada na série, é legal ter uma coisa impressa", diz Galhardo, ele mesmo responsável pela adaptação do roteiro. "A personagem existia antes, no quadrinho, ela já tem uma historia e uma personalidade."

    Na série, Lili, interpretada por Maria Casadevall, se muda para o apartamento vizinho ao do ex-marido (Felipe Rocha), para poder acompanhar sua vida de perto –e destruir todos os seus eventuais relacionamentos.

    A mudança é uma novidade da versão televisiva, que traz ainda personagens que não estão nos quadrinhos, como a melhor amiga cabeleireira (Daniela Fontan) e a mãe perua (Rosi Campos).

    Já no livro e na exposição, é possível conhecer personagens de Galhardo que não foram levados para as telas, como o derrotado Chico Bacon, homem com quem Lili acaba na cama após uma noite de bebedeira.

    "Eu não sei se ele se encaixa no universo televisivo. Eu vejo ele muito como um personagem dos quadrinhos", comenta o cartunista, duvidando de uma potencial carreira na TV para Chico Bacon.

    LILI, A EX
    Lançamento de livro e exposição
    ONDE Galeria Ornitorrinco, av. Pompeia, 520, tel.: (11) 2338-1156
    QUANDO de seg. à sáb., das 10h às 19h; até 6/12
    QUANTO grátis; o livro custa R$ 27 (64 págs.)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024