• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 07:58:26 -03

    Crítica: 'Interestelar' leva às lágrimas por busca vã por felicidade

    MATHEUS MAGENTA
    EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

    10/11/2014 02h31

    A ficção científica "Interestelar" prova que a megalomania crescente na cinematografia do diretor Christopher Nolan (trilogia "Batman" e "A Origem") não é suficiente para mudar ou esconder a questão central de seus filmes: como lidar com o passado?

    Em "Amnésia" (2000), seu primeiro filme de destaque, o protagonista perde a capacidade de reter memórias recentes e se orienta a partir de um passado fabricado por ele mesmo. Ele pode buscar seu novo sentido da vida sem qualquer culpa. Ele pode reescrever seu passado.

    Batman não supera a morte dos pais; o protagonista de "A Origem" é atormentado pelo passado, personificado pela ex-mulher amada; o mágico de "O Grande Truque" mantém a ilusão de dar sentido a um passado incompreensível.

    Divulgação
    Anne Hathaway em cena do filme "Interestelar"
    Anne Hathaway em cena do filme "Interestelar"

    "Interestelar" sugere uma reflexão ambiental sobre a derrocada da Terra em meio a hipóteses científicas sobre viagens por buracos negros, outras galáxias e dimensões.

    Os efeitos especiais impressionantes, a trilha sonora e a verborragia científica, explicada didaticamente para se firmar como crível, são distrações para o espectador.

    O essencial aqui é admitir que o homem pode buscar um novo lar no Universo sem-fim, ou mesmo recomeçar a humanidade, sem que os anos-luz sejam o bastante para que ele fique em paz com seu passado. No caso do filme, com a culpa de ter abandonado a família, mesmo que seja para "salvar o homem".

    O choro da filha (Jessica Chastain), numa cena que mescla passado, presente e futuro, mostra ao protagonista (Matthew McConaughey) que ele mesmo não vai se salvar.

    É impossível conter as lágrimas quando a mensagem do filme vem à tona: a felicidade hoje e amanhã só é possível se você mudar seu passado e exorcizar seus fantasmas. Sem que isso seja possível, ao menos fora da sala de cinema, tentar ser feliz é uma busca vã. E não há lugar no Universo para onde correr.

    INTERESTELAR
    DIREÇÃO Christopher Nolan
    ELENCO Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain
    PRODUÇÃO EUA, 2014, 10 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024