• Ilustrada

    Thursday, 18-Apr-2024 18:05:57 -03

    Crítica: 'Jogos Vorazes' poderia ser 'Star Wars' da nova geração

    RODRIGO SALEM
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LOS ANGELES

    18/11/2014 02h03

    A saga "Star Wars" teria o mesmo impacto se o capítulo final "O Retorno de Jedi" (1983) fosse dividido em dois? Essa questão se coloca hoje para fãs de franquias como "Harry Potter" e "Jogos Vorazes", cuja primeira parte do capítulo final estreia à 0h01 desta quarta (19).

    "Jogos Vorazes: A Esperança "" Parte 1" finaliza a saga da jovem rebelde Katniss contra a opressão da Capital. Caso o estúdio tivesse optado por lucrar menos e feito apenas um filme derradeiro, é bem possível que a nova geração finalmente encontrasse seu "Guerra nas Estrelas".

    O filme é repleto de ideias subversivas, mas sofre com a repetição dos temas, o que parece uma solução dos roteiristas para dividir um livro em dois longas com duas horas.

    O filme é o primeiro sem os jogos, em que jovens se matam até que reste um. E como a batalha final ficou para o próximo capítulo, a obra foca na preparação para a guerra e a transformação definitiva de Katniss em símbolo de revolta popular contra o autoritarismo do presidente Snow.

    O diretor Francis Lawrence gasta bem seu tempo mostrando como uma heroína relutante pode virar uma ferramenta de manipulação midiática nas mãos de políticos.

    A obra transcende os limites do gênero e trafega num patamar acima. O diretor faz referências ao Holocausto, mas faz questão de mostrar a equipe de TV com a heroína para "capturar a raiva real".

    O teor político com camadas anarquistas é raro num blockbuster. Há motivações, e não teorias vilanescas vazias. O longa chega perto de ser um perfeito filme pipoca, tenso e com conteúdo. Pena que o clima de penúltimo capítulo não permita isso.

    JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA - PARTE 1
    ("The Hunger Games: Mockingjay - Part 1")
    DIREÇÃO Francis Lawrence
    ELENCO Jennifer Lawrence, Philip Seymour Hoffman, Julianne Moore
    PRODUÇÃO EUA, 2014; 14 anos
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024