• Ilustrada

    Sunday, 12-May-2024 03:08:56 -03

    Crítica: 'Busca Implacável 3' serve para quem desliga em cenas de ação

    THALES DE MENEZES
    EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

    22/01/2015 02h20

    Há uma boa e uma má notícia a respeito de "Busca Implacável 3". A boa é que o filme é bem melhor do que o anterior. A má: isso não quer dizer muito, já que "Busca Implacável 2" é pavoroso.

    Essa trilogia vai ficar na história do cinema como o momento em que um ator aparentemente talentoso e premiado resolveu assumir o papel de herói de filmes de ação.

    Com o sucesso de seu personagem, o ex-agente Bryan Mills, o irlandês Liam Neeson, 62, dificilmente será lembrado por filmes como "A Lista de Schindler". Já está difícil imaginar sua figura sem uma arma na mão.

    Divulgação
    O ator irlandês Liam Neeson (à esquerda) em uma das cenas do longa 'Busca Implacável 3
    O ator irlandês Liam Neeson (à esquerda) em uma das cenas do longa 'Busca Implacável 3'

    O primeiro filme, de 2008, tem suas qualidades, mostrando Mills em ritmo frenético na busca da filha sequestrada. Na sequência, de 2012, parece que um menino de dez anos escreveu o roteiro.

    Pelo menos desta vez o roteiro não teme os clichês, mantendo o enredo nos trilhos sem as risíveis reviravoltas do filme anterior.

    Dá para resumir o "3" em uma frase: a mulher de Mills é brutalmente assassinada, ele é o principal suspeito e precisa fugir da polícia enquanto caça o verdadeiro culpado.

    Neeson é grandalhão o bastante para dar credibilidade às surras que aplica nos bandidos, e as cenas fluem melhor quando seu personagem fica introspectivo e calado –na linha Clint Eastwood em seus faroestes.

    Diálogos ruins derrubam a performance de um bom ator, Forest Whitaker. A mulher de Mills é interpretada pela bonitona Famke Janssen, mas quem rouba algumas cenas é Maggie Grace (a loirinha que morre cedo em "Lost"), novamente no papel da filha do ex-agente.

    "Busca Implacável 3" é recomendado para quem viu os primeiros e gostou. E também para quem tem prazer ao desligar o cérebro diante de cenas de ação. Porque, depois de uma meia hora inicial de falação, o filme é uma sucessão incontrolável de tiros e pancadaria.

    BUSCA IMPLACÁVEL 3
    (TAKEN 3)
    DIREÇÃO Olivier Megaton
    ELENCO Liam Neeson, Forest Whitaker, Maggie Grace
    PRODUÇÃO França, 2014, 14 anos
    QUANDO estreia nesta quinta (22)
    AVALIAÇÃO regular

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024