• Ilustrada

    Tuesday, 16-Apr-2024 18:38:40 -03

    Morre a atriz e cineasta Susana de Moraes, filha de Vinicius de Moraes

    DE SÃO PAULO

    27/01/2015 14h25

    Morreu nesta terça-feira (27), aos 74, a atriz e cineasta Susana de Moraes, filha mais velha do poeta Vinicius de Moraes (1913-1980).

    Susana estava internada desde o dia 5 em uma clínica no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa da clínica, ela lutava contra um câncer de útero.

    O velório será nesta terça, no cemitério São João Batista, a partir das 18h, e a cerimônia de cremação, na quarta (28), às 17h, no Memorial do Carmo, no Caju.

    Julia Moraes-8.jul.2008/Folhapress
    Susana de Moraes na exposição "Bossa na Oca" em comemoração aos 50 anos da bossa nova, na OCA do parque do Ibirapuera, em 2008
    Susana de Moraes na exposição "Bossa na Oca" (2008), sobre a bossa nova, na Oca, no Ibirapuera

    A cineasta foi companheira por 26 anos da cantora Adriana Calcanhotto.

    "Fui a mulher mais feliz do mundo nestes 26 anos em que estive com ela. Uma grande mulher, inteligente, engraçada, culta, amiga dos amigos, que teve uma vida extraordinária e que viveu cada segundo como nunca mais. Morreu de mãos dadas comigo. Foi-se o amor da minha vida", declarou Calcanhotto em nota à imprensa.

    A última atuação de Susana foi no filme "Perfume de Gardênia" (1992), de Guilherme de Almeida Prado. Ela dirigiu shows de Adriana Calcanhotto e, em 2013, lançou uma versão para "A Arca de Noé", clássico infantil de seu pai. Também era responsável pela obra do pai. Com os irmãos, gerenciava a VM Cultural, que desde 1987 cuida do legado deixado por Vinicius a seus filhos, com orientações que o próprio artista deixou.

    Susana foi a idealizadora do site www.viniciusdemoraes.com.br, que disponibiliza toda o obra do artista de graça. Ela também participou da produção do documentário "Vinícius" (2005) e da organização de diversos livros sobre ele, como "O Cancioneiro Vinicius de Moraes - Biografia e Obras Escolhidas", além de ter acompanhado a edição de sua obra pelas editoras Nova Aguilar e Cia. das Letras.

    Adriana Calcanhotto, que faria show nesta quarta (28) e quinta (29) no Theatro Net, em São Paulo, transferiu suas apresentações para 18 e 19 de março.

    Divulgação
    Vinicius de Moraes com a Filha Susana em foto sem data
    Vinicius de Moraes com a filha Susana em foto sem data

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024