• Ilustrada

    Tuesday, 23-Apr-2024 15:30:11 -03

    Catapultado a galã nacional, Alexandre Nero é sucesso nas redes sociais

    KARLA MONTEIRO
    DE SÃO PAULO

    01/02/2015 02h00

    "Cada like no Facebook é um shot de narcisismo", já disse o escritor carioca Francisco Bosco. Partindo desta premissa, o ator Alexandre Nero, o comendador José Alfredo da novela das nove "Império", da TV Globo, está perto de se afogar em si mesmo.

    Com quase 100% de aprovação do público, segundo pesquisas de avaliação do elenco da emissora, e protagonista de uma atração que alcança 35 pontos no Ibope, Nero tem 100 mil seguidores em sua página no Facebook.

    A cada postada, ingere uma média de 7.000 shots. Alguns posts alcançam até 30 mil curtidas. O ator tem um assistente, mas ele escreve a maioria pessoalmente, diz sua assessoria.

    Cecilia Acioli/Folhapress
    O ator Alexandre Nero, que protagoniza sua primeira novela na Globo, 'Império
    O ator Alexandre Nero, que protagoniza sua primeira novela na Globo, 'Império'

    O que tanto Nero, o ator curitibano de 44 anos, catapultado ao posto de galã nacional com um personagem politicamente incorreto e sedutor, tem a dizer, afinal? Tudo. É um sujeito de opinião. Seu assunto predileto, porém –como a maioria dos frequentadores de redes sociais–, é a própria vida.

    DEMASIADO HUMANO

    Nero costuma estar sempre de olho na notícia. No início de janeiro, após o atentado à sede da revista francesa "Charlie Hebdo", com 12 mortos, o ator postou artigos e caricaturas de si mesmo.

    Às 12h53 de 7/1, data do atentado, publicou na sua página um artigo do UOL, destacando, entre aspas, uma frase para expressar a sua opinião: "Enquanto houver hipócritas, idiotas e intolerantes, a ousadia, o humor e a crítica de homens raros como Wolinski serão necessários".

    Em geral, sua personalidade "facebookiana" varia entre sarcástica e zombeteira. Ou as duas coisas juntas. Uma de suas marcas é desdenhar da fama postando atestados de sua condição de celebridade, como capas de revistas.

    Costuma falar de si na terceira pessoa. No dia 23/12, às 0h37, divertiu-se: "Posso ser franco, Nero? Não, não pode! No máximo, um Alexandre".

    Em 21/12, às 15h21, comentou uma foto sua num jornal. "Esse Nero só sabe fazer cara de mau. Ele também deve ser mau na vida real", escreveu.

    Em 25/1, às 13h51, parecia bravo e irritado:

    "Não é novidade que até pouco tempo atrás os únicos que me seguiam eram os meus credores e que o meu nome só circulava na boca de sapo e páginas policiais. Pois bem, agora que me tornei comendador temporal apareceram muitos seguidores, fãs clubes e 'fakes'. Não tenho problema com perfis 'fakes'. Acho divertido, se o sujeito captar a maneira com que me comunico pelas redes sociais. Mas esses exemplos abaixo NÃÃÃÃÃO admito. É guerra!".

    No dia 27/1, o assunto foi diarreia. Segundo sites de celebridade noticiaram com furor, Nero passou mal. "ESCLARECIMENTO: Após meu piriri ter sido amplamente noticiado pela imprensa-especialista-marrom-piriri, acordei ótimo e já estou gravando normalmente."

    Após a festa Melhores do Ano, do "Domingão do Faustão", em que recebeu o prêmio de melhor ator, Nero confessou aos fãs o seu lado "gente como a gente", às 20h30 de 28/12:

    "Eu no melhores do ano sou aquele funcionário que dá vexame na festa de fim de ano na firma. Open bar, gente, não sei lidar".

    E quando a sua morte virou boato na internet, em 26/11, esbanjou espirituosidade: "Gente, alguém sabe me dizer se essa notícia é real? Se me confirmarem até as 14:00 não preciso gravar, né, Globo?".

    Com dez novelas, oito filmes, oito peças e uma carreira musical que inclui três CDs solo, Nero tornou-se o galã unânime da Globo, que agrada jovens e senhoras. No final do ano, conquistou detratores ao fazer um dueto com o Rei no especial de TV de Roberto Carlos. Cantou, e bem, "Mulher de 40".

    No dia 6/1, às 12h59, resumiu seus votos para 2015, ao mencionar os memes (piadas que circulam na rede) do comendador José Alfredo: "Gostando do mimimi do meme de mim mesmo".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024