• Ilustrada

    Thursday, 18-Apr-2024 22:07:55 -03

    Crítica: 'Kingsman' é irônico ao tratar a cultura pop

    SÉRGIO ALPENDRE
    CRÍTICO DA FOLHA

    05/03/2015 02h00

    Atualmente, uma das maiores qualidades que um filme comercial pode ter é a capacidade de não se levar a sério. Desde "True Lies" (1994), obra-prima da ironia dirigida por James Cameron, já não é mais possível tratar de certas coisas com sobriedade.

    "Kingsman: Serviço Secreto", de Matthew Vaughn, constitui-se de muita ironia. Zomba dos filmes de espionagem (como a série 007 já fazia desde os anos 1960) e tem alusões a episódios da história do cinema, que o espectador pode ou não reconhecer, sem prejuízo da fruição narrativa.

    Divulgação
    O ator Colin Firth como o espião Harry Hart em cena do filme 'Kingsman: Serviço Secreto'
    O ator Colin Firth como o espião Harry Hart em cena do filme 'Kingsman: Serviço Secreto'

    Colin Firth é Harry Hart, codinome Galahad, um agente secreto que recebe a incumbência de apresentar um candidato a substituto de um companheiro falecido em missão. Ele escolhe o jovem Eggsy (Taron Egerton), delinquente que vive com a mãe e se desentende com o namorado dela, um gangster local.

    Eggsy é também filho do agente falecido, mas nem por isso vai ter vantagem no longo e divertido (para nós) processo de seleção. A esperteza que desenvolveu nas ruas será sua principal aliada.

    Um grande vilão é necessário à trama. Surge, então, Valentine (Samuel L. Jackson), milionário nerd com a mais nobre intenção que um vilão pode ter: a destruição do mundo como o conhecemos.

    Baseado em HQ de Mark Millar e Dave Gibbons, e com participações especiais de Michael Caine e Mark Hamill, "Kingsman" é um divertido coquetel de brincadeiras com a história do cinema e a cultura pop. É também o melhor filme de Matthew Vaughn, diretor que parecia condenado à condição de promissor.

    KINGSMAN: SERVIÇO SECRETO
    (Kingsman: The Secret Service)
    DIREÇÃO Matthew Vaughn
    PRODUÇÃO Reino Unido, 2014
    CLASSIFICAÇÃO 16 anos
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024