• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 07:01:41 -03

    Crítica: Na refilmagem de 'Cinderela', só Cate Blanchett se destaca

    ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    26/03/2015 02h15

    Esta refilmagem dos Estúdios Disney do seu célebre filme de animação de 1950 traz poucas novidades. Entre elas estão o uso de atores, a ausência de números musicais e –sinal dos tempos– o recurso aos efeitos especiais.

    Dirigido pelo britânico Kenneth Branagh –que no começo da carreira adaptou com competência obras de Shakespeare–, o filme não é uma atualização do velho conto de Charles Perrault, pois mantém intocada a sua moral misógina. Em "Cinderela", a mulher só existe na relação com o homem e em evidente posição de submissão.

    Por sua previsibilidade, acompanhar o desenrolar da narrativa –que o espectador já conhece à exaustão– é uma experiência que não desperta grande entusiasmo. O desempenho insípido de Cinderela (Lily James) e de seu príncipe (Richard Madden) também não empolga.

    Divulgação
    Cena do filme 'Cinderela', dirigido pelo britânico Kenneth Branagh
    Cena do filme 'Cinderela', dirigido pelo britânico Kenneth Branagh

    Entre os atores, apenas Cate Blanchett se destaca, no papel da madrasta. Hierática, manipuladora, cheia de gestos eloquentes, a madrasta de Blanchett também se mostra frágil –o que só serve para reforçar a misoginia.

    Ao contrário de "Malévola", outro remake recente de uma fábula clássica, "Cinderela" usa com mais parcimônia os efeitos especiais, concentrados na sequência com a fada madrinha, na qual suas mágicas se tornam visíveis graças aos magos da animação por computador.

    A transformação da abóbora em uma suntuosa carruagem, e vice-versa depois do baile, é tudo o que o filme tem de criativo. Em compensação, a cena do baile aborrece pelo convencionalismo. E a parte inicial, concentrada na infância feliz de Cinderela ao lado dos pais, é uma overdose de edulcoração.

    CINDERELA

    DIREÇÃO Kenneth Branagh
    ELENCO Lily James, Cate Blanchett, Richard Madden
    PRODUÇÃO EUA, 2015, livre
    AVALIAÇÃO regular
    QUANDO estreia nesta quinta (26)

    Divulgação
    Cena do filme 'Cinderela', dirigido pelo britânico Kenneth Branagh
    Cena do filme 'Cinderela', dirigido pelo britânico Kenneth Branagh

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024