• Ilustrada

    Thursday, 28-Mar-2024 22:51:59 -03

    Crítica: 'Vício Inerente' mostra como América tecnicolor virou cinza e perdida

    ANDRÉ BARCINSKI
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    26/03/2015 02h05

    Na superfície, "Vício Inerente" é uma história policial com um detetive particular, Doc Sportello (Joaquin Phoenix), que periga ser o personagem mais louco desde o Dude que Jeff Bridges imortalizou em "O Grande Lebowski" (1998), dos irmãos Coen.

    Mas o filme, dirigido pelo talentosíssimo Paul Thomas Anderson ("O Mestre", "Sangue Negro") e adaptado de um romance de Thomas Pynchon, é muito mais que isso.

    Divulgação
    Cena do filme 'Vício Inerente', de Paul Thomas Anderson
    Cena do filme 'Vício Inerente', de Paul Thomas Anderson

    É um mergulho em 1970, quando o sonho hippie de paz, amor e LSD já tinha sido substituído pela paranoia e conflitos que desembocariam em Watergate e, depois, pela guinada à direita da era Reagan.

    Foi o ano em que a América percebeu que o mundo era cinza, não tecnicolor. Não é à toa que personagens parecem perdidos. O país estava assim.

    Quando Doc recebe a missão de procurar uma ex-namorada, Shasta (Katherine Waterston), que vivia um romance proibido com um misterioso magnata, Mickey Wolfmann (o excelente e sumido Eric Roberts, irmão de Julia), sua vida entra numa espiral descendente e lisérgica, em que ele encontra dentistas traficantes (Martin Short, engraçadíssimo), um policial barra pesada (Josh Brolin), um músico/informante do FBI (Owen Wilson) e uma procissão de malucos que são típico Pynchon.

    Mais um filme surpreendente de Anderson, que se tornou um dos maiores cronistas dos submundos em "Boogie Nights" e "Magnólia".

    VÍCIO INERENTE
    (Inherent vice)

    DIREÇÃO Paul Thomas Anderson
    ELENCO Joaquin Phoenix, Owen Wilson, Katherine Waterston
    PRODUÇÃO EUA, 2014, 18 anos
    AVALIAÇÃO muito bom
    QUANDO estreia nesta quinta (26)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024