• Ilustrada

    Friday, 26-Apr-2024 12:33:57 -03

    Morre no Rio, aos 65, o diretor de TV Roberto Talma

    DE SÃO PAULO

    23/04/2015 05h39 - Atualizado às 12h58

    O diretor e produtor da TV Globo Roberto Talma, 65, morreu na madrugada desta quinta-feira (23) no Rio de Janeiro, em decorrência de insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana. Ele estava internado no Hospital Samaritano desde 2 de março.

    Talma esteve à frente de grandes sucessos da Globo ao longo dos últimos 50 anos, como "Saramandaia" (1976) e "Anos Dourados" (1986).

    O corpo do diretor será velado no sábado (25), a partir das 11h, no cemitério Memorial do Carmo, no Caju.

    João Miguel Júnior/TV Globo
    Roberto Talma, diretor de novelas da Rede Globo, em entrevista coletiva do lançamento da novela "O Astro", em 2011
    Roberto Talma, diretor de novelas da Rede Globo, em 2011

    Paulistano, o diretor nasceu em uma família que era proprietária de um circo no interior de São Paulo. Seu primeiro trabalho na televisão foi aos 9 anos: era membro de um grupo de sapateado que se apresentava no programa "A Grande Gincana Kibon", exibido pela Record.

    Antes de trabalhar na Globo em 1969 – começou como operador de videoteipe – ele passou pela TV Rio, pela Excelsior e pela Tupi. Talma integrou a primeira equipe do "Fantástico", além de editar o "Globo Repórter" e o musical "Globo de Ouro".

    Chegaria à dramaturgia em 1972 na novela "Selva de Pedra", com texto de Janete Clair e direção de Walter Avancini. Seu primeiro trabalho como diretor foi em "O Grito" (1975), de Jorge Andrade.

    O diretor ainda teve duas passagens pela Bandeirantes, nos anos 1970 e 1980, onde dirigiu o programa "Rosa e Azul" e a novela "Campeão".

    Como diretor executivo da Central Globo de Produção, criou os seriados "Armação Ilimitada" (1985) e "Anos Dourados" (1986). Nos anos 1990, foi um dos responsáveis pela criação do "Casseta e Planeta, Urgente" (1994) e de "Malhação" (1995).

    Os últimos projetos do diretor na TV foram a segunda versão das novelas "O Astro" (2011) e "Gabriela" (2012), além do seriado "Pé na Cova", em 2013.

    Roberto Talma deixa três filhos, Raphael Bethlem Vieira, Stephan Borges Vieira e Matheus Faloppa Vieira.

    REPERCUSSÃO

    Atores, apresentadores e colegas de televisão lamentaram a morte do diretor em seus perfis nas redes sociais. A maioria dos depoimentos lembrava a importância do trabalho dele para as próprias carreiras e para definir a dramaturgia da TV Globo.

    O ator André Marques, que fez o Mocotó em "Malhação", relatou no Instagram que graças ao diretor ele fez o teste para o personagem na novela. Walcyr Carrasco lembrou que Talma "mandava flores quando gostava dos capítulos": "Com ele, se vai uma era da TV brasileira".

    Leia, abaixo, a repercussão:

    Walcyr Carrasco, autor de novelas, no Twitter: "Roberto Talma partiu. Meu último trabalho com ele foi em 'Gabriela', quando caiu gravemente doente. Resistiu até agora. Com ele, se vai uma era da TV brasileira. Além de um grande diretor, era também um homem gentil, amigo que gostava de cuidar dos amigos. Gerações de profissionais passaram por ele, e todos são gratos, como eu. Era um homem que mandava flores quando gostava dos capítulos. Talma, nunca vou esquecer os almoços e jantares que partilhamos. Os risos tornando leve o ambiente de trabalho. As ideias geniais. Talma, que você encontre agora um mundo cheio de luz!"

    Gloria Perez, autora de novelas, no Twitter: "Saudade, Talma! Muita saudade! Talma era todo coração. Estou sem palavras!"

    Xuxa Meneghel, apresentadora, no Facebook: "Meu 'gordinho' descanse, as saudades são enormes e serão sempre."

    Astrid Fontenelle, apresentadora, no Twitter: "Acabei de receber a notícia da morte do diretor de TV Roberto Talma. Um dos meus mestres e incentivador! RIP amigo! Te amo!"

    Luciano Huck, apresentador, no Instagram: "Hoje perdemos um dos caras que mais contribuiu para a história de sucesso da TV no Brasil, um boa gente sem tamanho, sempre disposto a soltar um sorriso, um carinho. Deixa saudades. Mas sua história e sua obra ficam como importante legado para todos que gostam ou trabalham com comunicação, ideias e conteúdo. Vai em paz, Talma querido."

    Daniela Mercury, cantora, no Instagram: "Estou muito triste pela perda desse amigo e extraordinário diretor Roberto Talma, um criador Genial, um homem que construiu parte do DNA da TV Globo. Obrigada por ter me mostrado a beleza que não conhecia. Obrigada por ter feito tanto pela música popular brasileira e por ter dirigido especiais de televisão que foram importantíssimos para a consagração da minha carreira no Brasil. Amigo, nunca vou te esquecer."

    Lázaro Ramos, ator, no Twitter: "Talma. Mestre. Amigo. Padrinho. Companheiro."

    Preta Gil, cantora e atriz, no Instagram: "Vou tentar expressar o que esse homem significou em minha vida: Roberto Talma, amigo dos meus pais, foi um tio presente na minha infância. Levava para festa, viajava com a gente no final de semana, levava a gente para os estúdios da Globo pra vê-lo trabalhar, né @amoramautner. Eu era apaixonada por ele. Um dia quando eu tinha 13 anos me chamou para uma oficina, um laboratório para um novo programa de TV que ele estava desenvolvendo, lá fui eu com medo, mas com muita vontade de aprender com meu mestre. Fizemos o laboratório que durou uns seis meses, depois ele me colocou numa oficina de atores na Globo onde estudei por um ano. Tive grandes professores, mas ele sem dúvidas era o mais generoso e rigoroso. O tempo passou e eu desisti de estudar interpretação, o tal laboratório depois de anos virou a tão famosa Malhação!"

    André Marques, ator e apresentador, no Instagram: "Em 1994 , entrei na Globo, Jardim Botânico, para fazer um teste para 'Malhação'. Decorei o texto para o personagem Leo, entro na sala e lá estão Boni e Talma.Começo a falar e tal, ele vira e manda 'larga esse texto e decora o do Mocotó, só para arquivar porque você é a cara dele, vai arrebentar'. Devo muito do que aprendi, não só como ator, mas como homem, a esse amigo gênio! Cara generoso, ajudava a todos, cuidava de todos! Obrigado papai do céu por ter colocado no meu caminho esse amigo incrível! Descanse em paz meu gordinho... Um dia, nos encontraremos para dar boas risadas juntos novamente! Love You!"

    Serginho Groisman, apresentador, no Twitter: "Roberto Talma sabia muito fazer TV. Trabalhamos juntos em uma ocasião e foi uma aula. Fica em paz."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024