• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 16:26:42 -03

    CRÍTICA

    Só bons atores salvam do fiasco da trama de 'O Exótico Hotel Marigold 2'

    SÉRGIO ALPENDRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    09/05/2015 02h30

    O cinema do chá das cinco está de volta. "O Exótico Hotel Marigold 2", de John Madden (diretor de "Shakespeare Apaixonado"), retoma os personagens do primeiro filme (também de Madden) e uma Índia para inglês ver.

    O Hotel Marigold se tornou um sucesso desde que Muriel Donnelly (Maggie Smith, eterna governanta inglesa do cinema) assumiu a gerência, fato que encerra o primeiro filme.

    Graças a ela e à fidelidade de outros idosos, o proprietário, Sonny Kapoor (Dev Patel), pode dar vazão a suas ideias expansionistas e se casar com a bela Sunaina (Tina Desai).

    Ele precisa do investimento de uma empresa americana cujo presidente (David Strathairn, grande ator em participação especial) é um idealista. Um olheiro irá se hospedar ali e avaliar a aplicação. Será Guy Chambers, personagem de Richard Gere?

    Divulgação
    Créditos: Divulgação: Legenda: Richard Gere, Lillete Dubey em O Exótico Hotel Marigold 2 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Richard Gere, Lillete Dubey em O Exótico Hotel Marigold 2

    Mais uma vez, tudo gira em torno de grandes atores reunidos. Além de Smith, e das participações de Gere e Strathairn, temos de volta Judi Dench, Celia Imrie, Ronald Pickup e um magistral Bill Nighy. São esses veteranos que sustentam o filme, evitando o fiasco completo de uma trama construída segundo a fórmula do sucesso fácil.

    Num mundo cor-de-rosa, em que tudo é conciliável e a melancolia da vida é proibida (salvo em breve momento), não importa que o filme passe ao largo da conflituosa relação entre colonizado e colonizador, como muitos reclamam.

    Muito pior é a sujeição das ações dos personagens a um bom mocismo exagerado, que os aprisiona em uma espécie de bola de cristal. Não são pessoas que vemos. São arquétipos de uma vida idealizada.

    Alguns momentos fogem desse esquema: a cena em que Maggie Smith aconselha Judi Dench, com as duas praticamente de costas para a câmera, e as cenas em que um tímido Bill Nighy tenta, sem sucesso, avançar na relação com Dench. Nesses momentos, temos vida, afinal.

    O Exótico Hotel Marigold 2

    O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD 2
    (The Second Best Exotic Marigold Hotel)
    DIREÇÃO John Madden
    ELENCO Judi Dench e Maggie Smith
    PRODUÇÃO Reino Unido/EUA, 2015, 12 anos
    QUANDO em cartaz
    AVALIAÇÃO regular

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024