• Ilustrada

    Friday, 29-Mar-2024 12:04:55 -03

    CRÍTICA

    Com herói canastrão, 'Mad Max' não passa de perseguições sem fim

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    14/05/2015 02h30

    No último filme da trilogia "Mad Max", em 1985, Tina Turner cantava a famosa "We Don't Need Another Hero" (não precisamos de um outro herói). Talvez fosse melhor o diretor George Miller, criador da saga, ter escutado a canção como um aviso. Três décadas depois, o quarto longa dá saudades de Mel Gibson.

    "Mad Max: Estrada da Fúria" não é uma continuação, é uma refilmagem que reformata o herói usando elementos dos três longas anteriores.

    Do primeiro, "Mad Max" (1979), o trauma do personagem por não ter impedido a morte da mulher e do filho, que aparecem apenas nos delírios de Max.

    Do terceiro, "Mad Max: Além da Cúpula do Trovão" (1985), a presença de crianças precisando de ajuda e uma personagem feminina forte. Antes, Tina Turner. Desta vez, Charlize Theron, de cabeça raspada e sem o braço esquerdo, mas muito letal como a imperatriz Furiosa (sim, este é o nome).

    Mas é do segundo filme, "A Caçada Continua" (1981), que o longa copia (e amplia) as perseguições explosivas no meio do deserto com carros, caminhões e motos pilotados por seres asquerosos.

    Mad Max vem na pele de Tom Hardy, conhecido principalmente por interpretar o vilão Bane no último "Batman" (2012). O azar dele é a comparação com Gibson.

    Hardy não tem apelo. Canastrão, não é fraco apenas interpretando, é ruim brigando também. Nada heroico.

    A trama não chega a caracterizar um roteiro completo. É uma sequência de perseguições no deserto. Imagine um faroeste em que a diligência é perseguida pelos apaches o tempo todo. É isso.

    As circunstâncias fazem Max ajudar Furiosa a fugir do grande bandidão levando com ela as parideiras, pobres mulheres escolhidas para gerar filhos para o tirano.

    Elas parecem modelos saídas de um desfile da Victoria's Secret diretamente para o deserto australiano. Boa atração visual, mas não fazem sentido algum no filme.

    "Mad Max: Estrada da Fúria" é apenas regular. Diverte com as perseguições incríveis e o visual exótico dos personagens. Mas isso "Mad Max 2" já tinha.

    MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA
    DIREÇÃO George Miller
    ELENCO Tom Hardy, Charlize Theron, Hugh Keays-Byrne
    PRODUÇÃO EUA, 2015, 12 anos
    QUANDO estreia hoje (14)
    AVALIAÇÃO regular

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024