• Ilustrada

    Thursday, 09-May-2024 10:46:18 -03

    Obra de arquiteto Eduardo de Almeida é revista em filme

    DE SÃO PAULO

    02/06/2015 02h36

    Para Paulo Mendes da Rocha, maior arquiteto vivo do país, a Biblioteca Brasiliana, na USP, é a "biblioteca do Eduardo". E "Eduardo" é Eduardo de Almeida, 81, importante nome da segunda geração de arquitetos brasileiros.

    Sua obra foi objeto do documentário "Arquiteto da Medida Justa", que será exibido pela primeira vez nesta quarta (3), ainda sem previsão para entrar em circuito.

    A projeção, gratuita, será justamente na biblioteca que abriga a coleção de José Mindlin (1914-2010), cujo projeto é de Eduardo de Almeida em parceria com Rodrigo Mindlin Loeb, neto do bibliófilo.

    Nelson Kon/Divulgacao
    Biblioteca Brasiliana, com projeto do arquiteto Eduardo de Almeida
    Biblioteca Brasiliana, com projeto do arquiteto Eduardo de Almeida

    Foi a construção do prédio, que abriga pelo menos 60 mil volumes, que o documentarista nova-iorquino Thomas Piper tomou como eixo do filme. Ele explora o legado de Almeida, definido nas palavras do crítico de arte Alberto Tassinari como "sutil e variado". "Ele tem mais uma poética do que um estilo."

    Sua "personalidade modesta", reforça o arquiteto Guilherme Wisnik, colaborou para que sua carreira fosse mantida sem grande exposição.

    O documentário reconstrói a obra de um profissional brasileiro que buscou inspiração no pai da arquitetura moderna –Frank Lloyd Wright (1867-1959)–, que deu aula na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP por duas décadas e que se apoiou em elementos diversos –os tijolos, o concreto, o ferro pintado– para fazer uma arquitetura "da civilidade", identifica Wisnik, curador da última Bienal de Arquitetura de SP.

    Ao longo do filme, o próprio Eduardo de Almeida, que ainda está em plena atividade –atualmente envolvido em um projeto de apartamentos em Perdizes–, conduz passeios comentados por casas de sua autoria. Ficam claros elementos como os espaços que se relacionam e a transparência.

    Para Tassinari, um espírito permeia os projetos: "Se você não perceber a casa e estiver feliz nela, para ele está bom".

    ARQUITETO DA MEDIDA JUSTA
    DIREÇÃO Thomas Piper
    PRODUÇÃO Brasil, 2015, livre
    QUANDO quarta (3), às 19h
    ONDE Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, r. da Biblioteca, s/ nº, Cidade Universitária, tel. (11) 3091-1154
    QUANTO grátis

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024