• Ilustrada

    Friday, 26-Apr-2024 04:17:45 -03

    Relações incestuosas embaralham terceira temporada de 'Bates Motel'

    IARA BIDERMAN
    ENVIADA ESPECIAL A VANCOUVER

    28/06/2015 02h13

    "Bates Motel" já vem com seu segredo revelado. Baseada no clássico "Psicose", de Alfred Hitchcock (1899-1980), a série conta o passado de Norman Bates, vivido por Anthony Perkins no filme de 1960.

    Se você assistiu ao longa, sabe que "Psicose" é um título que descreve a personalidade de seu protagonista, obcecado pela mãe. Na série, enquanto os dois primeiros anos mostram a relação doentia de Norman (Freddie Highmore) com Norma (Vera Farmiga), a terceira temporada, que estreia no canal Universal no dia 2/7, se volta para o mundo interior do personagem.

    O elo entre mãe e filho ganha contornos ainda mais complicados por causa de assassinatos mal explicados –incluindo o do pai de Norman– e pela mudança de ambos para uma cidadezinha no meio-oeste americano, cheia de segredos sórdidos.

    James Dittiger/NBC
    Os atores Vera Farmiga e Freddie Highmore em cena da série
    Os atores Vera Farmiga e Freddie Highmore em cena da série

    O garoto problemático ficará sabendo que foi ele quem matou seu genitor e botará as manguinhas de fora. "Ele é um serial killer, mas não vai matar todo o mundo. Será seletivo", diz Highmore, à Folha, em Vancouver, onde a série foi filmada.

    Ele conta que o personagem se tornará mais manipulador e assumirá o controle da relação com a mãe, se fundindo à personalidade materna, a ponto de usar uma peruca e suas roupas —aliás, é vestido assim que Bates ataca suas vítimas no filme de Hitchcock.

    A relação edipiana, do filho que mata o pai e se une à mãe, ficará mais explícita, com Norman e Norma dormindo na mesma cama e uma cena de beijo que causou polêmica nos EUA, onde o terceiro ano foi exibido entre março e maio.

    "O espectador vai ver cenas de extremo carinho que causam desconforto. Depois, assistirá ao afastamento e a quase traição entre eles", conta Farmiga. Norma vai caminhar entre o medo e o instinto de super proteção.

    "Minha tarefa é apresentar uma mãe que quer fazer o melhor para sua cria. Eu a entendo: seria capaz de matar pelos meus filhos", diz a atriz.

    Sua personagem, aliás, não se contentará com um relacionamento incestuoso só. A nova temporada também dará destaque a seu vínculo dúbio com Dylan Massett (Max Thieriot), meio-irmão de Norman.

    E, para completar, há o triângulo perverso entre Norma, Dylan e Caleb (Kenny Johnson), que surge no segundo ano esporadicamente para assombrar a família –irmão de Norma, ele a estuprou e é o pai de Dylan.

    Agora, ele está de volta em todos os episódios. "[O estupro] Será questionado. Talvez tenha sido, talvez não", despista Johnson. "A dinâmica familiar é tão sombria que tudo pode acontecer. É uma série insanamente ótima."

    BATES MOTEL
    Estreia da 3ª temporada
    QUANDO 2/7, às 22h, no Universal
    CLASSIFICAÇÃO 16 anos

    A jornalista IARA BIDERMAN viajou a convite do canal Universal

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024