• Ilustrada

    Sunday, 21-Apr-2024 18:37:20 -03

    Mostra 'Histórias da Loucura', no Masp, revê 'arte dos alienados'

    DE SÃO PAULO

    28/06/2015 02h40

    É um infinito particular. Os cem desenhos de antigos pacientes do Hospital Psiquiátrico do Juquery agora no Masp mostram um mundo à parte, de mulheres com seios nas costas, angulosas engrenagens que formam galáxias e constelações, bodes brigando e um erotismo estranhíssimo.

    Quando doados ao museu, nos anos 1970, pelo médico Osório César, que trabalhou na instituição de Franco da Rocha, nos arredores de São Paulo, esses trabalhos foram catalogados como "arte dos alienados". Depois de uma revisão, e agora no acervo de arte brasileira, essas obras vêm juntas à luz pela primeira vez.

    No caso, é uma mostra que surge na esteira de um revival em torno de nomes como Bispo do Rosário, estrela da Bienal de São Paulo há três anos, e outras mostras de arte dos "outsiders", como acabaram sendo rotulados esses artistas.

    No grupo de 22 nomes dessa exposição, Albino Braz, com 42 desenhos, talvez seja a maior revelação. Distorcendo escalas, ele retrata homens e mulheres segurando plantas e pássaros enquanto se equilibram sobre pedestais, tudo isso com perspectivas inusitadas e certa ênfase no sexo de seus personagens.

    "Ele cria texturas superfortes", analisa Luiza Proença, que organiza a mostra. "Tem a fase das figuras humanas, os animais, as figuras andróginas, situações eróticas e até cenas mais tensas."

    Outro artista da mostra, Geraldo Simão criou uma galeria de personagens estilizados, figuras que lembram as máscaras minimalistas da arte primitiva africana ou mesmo os traços de um Basquiat.

    Beirando a abstração, Pedro Cornas construiu um mundo de formas que retrata como se fossem ferramentas ou mapas de mundos desconhecidos.

    HISTÓRIAS DA LOUCURA
    QUANDO de terça a domingo, das 10h às 18h; quinta, até as 20h; até 11/10
    ONDE Masp, av. Paulista, 1.578, tel. (11) 3251-5644
    QUANTO R$ 25 (grátis às terças)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024