• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 12:27:47 -03

    crítica

    Peça de Pedro Cardoso é a mais inteligente do ano até agora

    GUSTAVO FIORATTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    23/07/2015 13h06

    A dramaturgia de "O Homem Primitivo", comédia escrita, dirigida e interpretada pelo casal Pedro Cardoso e Graziella Moretto –em cartaz no teatro do Shopping Frei Caneca–, se desdobra a partir de uma revisita ao discurso feminista, com personagens e cenas criados como peças de uma breve argumentação teórica.

    Ousados e habilidosos, Cardoso e Moretto montam, assim, um docudrama paródico, cujo esteio é a ideia de que a revolução só será possível com a valorização das características da mulher: para que elas deixem de ser injustiçadas, eles precisarão assumir as características femininas das quais abriram mão –e que os tornam frágeis aos olhos de uma sociedade machista.

    O tom de paródia desestabiliza o espectador. A peça apresenta estudos históricos fictícios, com a reconstrução absurda, em vídeo, de como a sociedade machista teria nascido nos primórdios da civilização.

    As brincadeiras relativizam o rigor do discurso. Defender o papel da mulheres é fácil, só que, hoje, nada substitui a eficiência política de quem dá o exemplo. Torna-se performático então sabermos que em cena está um casal, não necessariamente modelo de uma nova ordem.

    A contradição é que o debate, como pretexto dramatúrgico, se submete a uma vontade não realizada, da qual personagens surgirão como ilustrações de nossa impotência, ironicamente sempre aos pares. O amor familiar é muito lindo.

    A primeira situação apresentada na rede de múltiplas histórias que o espetáculo costura mostra um casal indo ao cinema. O homem se irrita ao saber que o filme escolhido não é um suspense, introduzindo assim o perfil crônico da peça, na qual situações psicológicas não são postas totalmente de lado, mas servem para decodificar padrões de comportamento imediatamente reconhecíveis.

    Da conversa do casal, vai surgir o caso da empregada doméstica que, depois saberemos, apanhou do marido. Da história da empregada surge a história da psicóloga que a atende em um posto público. Cada personagem puxa outro, como se eles estivessem em uma ciranda, procurando um ponto de equilíbrio comum.

    A combinação temática (feminismo versus machismo) e formal (paródia do docudrama) é perfeita para deixar a plateia bem ligadona. Moretto sabe trocar de tipos com destreza, Cardoso tem um controle fenomenal sobre a plateia.

    Poucos espetáculos conseguem esse resultado, ser pop e erudito, ser rígido nas construções e aberto ao improviso, ser cômico e melancólico ao mesmo tempo. "O Homem Primitivo" é a peça mais inteligente do ano até agora.

    O HOMEM PRIMITIVO
    QUANDO: TER., QUA. E QUI., ÀS 21HS. ATÉ 30/7
    ONDE: TEATRO SHOPPING FREI CANECA - R. FREI CANECA, 569, TEL. (11) 3472-2229
    QUANTO: R$ 60 A R$ 70
    CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024