• Ilustrada

    Monday, 13-May-2024 21:21:12 -03

    CRÍTICA

    'Missão: Impossível - Nação Secreta' se destaca por descuidos e exageros

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    13/08/2015 02h10

    "Missão: Impossível" é um ótimo título. Porque justifica qualquer cena absolutamente impossível que os roteiristas dos filmes possam inventar. E o quinto exemplar da série abusa dessa liberdade.

    A muito divulgada cena inicial, na qual o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) se segura na fuselagem de um avião e decola junto com ele, pendurado do lado de fora, entra direto no folclore pessoal de Cruise, que teria realmente feito a cena.

    Divulgação
    Cena de 'Missão Impossível: 5
    Tom Cruise (centro) em cena de "Missão: Impossível: Nação Secreta"

    O que vem depois não deixa por menos. Numa trama em que a agência de Hunt é desfeita e absorvida pela CIA (chefiada por um canastrão Alec Baldwin), o governo não acredita na existência de uma organização secreta disposta a destruir o mundo. Mas Hunt acredita e quer desbaratá-la.

    Falta a mocinha. Agente tão mortal quando Hunt, Ilsa Faust é o primeiro papel de destaque da sueca Rebecca Ferguson, bonita e convincente.

    O filme usa todos os clichês da série: perseguições de carro e de moto, Hunt cumprindo plano mirabolante para invadir algum lugar, as máscaras que ele usa e a cena em que é surrado brutalmente antes de se livrar e liquidar o agressor.

    Depois de cinco filmes, fica difícil distinguir qual cena é de qual filme. "Nação Secreta", porém, se destaca por descuidos e exageros. Numa perseguição espetacular no Marrocos, as ruas estão vazias, à luz do dia. Cadê todo mundo?

    A falta de pontaria dos bandidos quando atiram no herói que foge correndo não é exclusividade deste filme, mas é pedir demais que assassinos profissionais metralhem Hunt a dez metros e nunca acertem.

    A sequência final chega a constranger. É a pior solução entre os filmes da franquia.

    Enfim, "Missão: Impossível" número cinco é divertido. Mas é preciso perdoar os furos do roteiro e suportar Cruise em sua demonstração de macheza rodando cenas sem dublês.

    MISSÃO: IMPOSSÍVEL - NAÇÃO SECRETA (Mission: Impossible - Rogue Nation)
    DIREÇÃO: CHRISTOPHER MCQUARRIE
    ELENCO: TOM CRUISE, JEREMY RENNER, REBECCA FERGUSON
    PRODUÇÃO: EUA, 2015
    QUANDO: ESTREIA NESTA QUINTA (13)
    CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024