• Ilustrada

    Wednesday, 24-Apr-2024 19:14:10 -03

    CRÍTICA

    Ainda em formação, grupo Dônica ganha fama precoce e imerecida

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    28/08/2015 02h59

    Os avanços tecnológicos facilitam cada vez mais a produção e a divulgação de filmes, livros e, principalmente, música. Iniciativas caseiras podem ser apresentadas como trabalhos acabados, para o grande público. Daí o surgimento de muitos artistas que queimam etapas e chegam a uma exposição precoce e perigosa, até cruel.

    É o caso da banda Dônica, que, mesmo sem ter sido ouvida por muita gente, ganha espaço na mídia e vaga no cast do próximo Rock in Rio.

    Dônica segue essa trilha embalada por um álbum de estreia com participação de Milton Nascimento numa faixa e a curiosidade das pessoas que desejam conhecer a banda do filho caçula de Caetano Veloso, Tom.

    Ou seja, a exposição precoce está potencializada pelos laços sanguíneos. E o jovem quinteto não merecia ter o álbum "Continuidade dos Parques" levado tão a sério, não deveria disputar mercado.

    Marcos Pinto/UOL
    RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL - 10/12/2014 – Banda Donica em sessao de fotos na sede da gravadora. Miguima, Jose Ybarra, Lucas Nunes, Andre Almeida e Tom Veloso (filho de Caetano). (Foto: Marcos Pinto/UOL).******EMBARGADO PARA USO EM INTERNET******* ATENCAO: PROIBIDO PUBLICAR SEM AUTORIZACAO DO UOL
    Miguel, Zé Ibarra, André, Tom (óculos) e Lucas (abaixado)

    A banda talvez não seja ruim, apenas ainda não conseguiu depurar seu som. Uns indícios de inventividade podem ser pinçados nas músicas. Há muita pretensão nos arranjos. Na tentativa de criar algo complexo, às vezes parece que cada integrante está tocando uma música diferente.

    A banda tem Zé Ibarra (vocal e teclado), Lucas Nunes (guitarra), André Almeida (bateria), Miguel Guimarães (baixo) e Tom Veloso (violão). A atuação de Tom é peculiar. Principal compositor –nove das 11 faixas têm sua assinatura, sozinho ou em parcerias–, ele não participa dos shows. No palco, Dônica é quarteto, com Tom na plateia.

    A juventude pode render, antes da audição, comparações com A Cor do Som e Barão Vermelho, bandas de garotos cheios de amor pra dar que emergiram no pop nacional. Mas os músicos da Dônica não têm ainda a técnica virtuosa da Cor e nenhum deles é um dínamo como Cazuza.

    O álbum tem uma faixa bem boa, "Macaco no Caiaque". Letra divertida, a proposta de fazer dançar e a voz de Ibarra rendendo mais num modo de cantar meio falado. Se o disco todo se aproximasse disso, seria bem mais promissor.

    CONTINUIDADE DOS PARQUES
    ARTISTA: DÔNICA
    GRAVADORA: SONY MUSIC
    QUANTO: R$ 25

    TRÊS CANÇÕES DA DÔNICA

    1) Casa 180

    Casa 180

    2) Macaco no Caiaque

    Macaco no Caiaque

    3) Pintor (com Milton Nascimento)

    Pintor

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024