• Ilustrada

    Friday, 19-Apr-2024 03:55:17 -03

    Papa Francisco apoia polêmico livro infantil com casais gays

    DE SÃO PAULO

    28/08/2015 10h39

    O livro infantil "Piccolo Uovo" —considerado "nocivo à família" pela Prefeitura de Veneza e banido de bibliotecas na cidade— ganhou um apoiador incomum: o papa Francisco.

    O pontífice escreveu uma carta à autora, Francesca Pardi, elogiando o conteúdo do livro sobre as aventuras de um ovo que, em sua jornada, encontra famílias de animais de todo o tipo. Como um casal gay de pinguins, um hipopótamo que cria os filhos sozinhos, um casamento inter-racial entre cães, cangurus que adotam filhotes de urso e coelhas lésbicas que mantém uma família feliz.

    Reprodução
    capa do livro "Piccolo Uovoâ€, de Francesca Pardi. ( Reproducao) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Capa do livro 'Piccolo Uovo', de Francesca Pardi

    "Sua Santidade é grato pelo gesto cuidadoso e pelos sentimentos que o livro evoca, desejando sempre atitudes frutíferas em serviço das jovens gerações e na difusão de valores genuinamente humanos e cristãos", diz o texto, assinado por um oficial do Vaticano e ao qual o jornal "The Guardian" teve acesso.

    Segundo o diário britânico, a carta data de 9 de Julho e é uma resposta do papa ao envio de exemplares de "Piccolo Uovo" pela autora, que anexou à encomenda um depoimento em que conta os ataques conservadores que o livro recebeu.

    "Piccolo Uovo" é um dos 49 livros censurados nas escolas públicas de Veneza, após o recém-eleito prefeito Luigi Brugnaro encampar a missão de proibir livros que, diz, são nocivos à família. Os livros haviam sido introduzidos no ensino público com o objetivo de quebrar, desde cedo, preconceitos frequentes na Itália.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024