• Ilustrada

    Thursday, 18-Apr-2024 06:33:26 -03

    Moda

    Do 'glam' ao grunge, coleção traz influências da música na moda

    PEDRO DINIZ
    COLUNISTA DA FOLHA

    11/10/2015 02h45

    O esfacelamento do movimento hippie nos anos 70 deu origem a uma geração que pregava a revolução por meio de plataformas, glitter e uma virilidade às avessas que se consagrou na voz de Marc Bolan, do T.Rex, e Ziggy Stardust, alter ego de David Bowie.

    A força da androginia ousada de Bowie, maior nome do glam rock, só é comparável à revolução dos góticos nos anos 1980, que brotam a partir de bandas como The Cure, e os grunges dos anos 1990, influenciados pelo Nirvana.

    O glam e o gótico são destaques do novo volume da coleção Moda de A a Z, que a Folha lança no próximo domingo (18). A edição comprova a indissociável relação entre música e moda.

    É impossível entender o universo de Bowie sem analisar suas roupas, que bebem da fonte de pós-modernismo, futurismo, Fritz Lang e teatro japonês kabuki. Como uma metáfora do seu tempo, o álbum "Ziggy Stardust and The Spiders from Mars" inspira diversos estilistas anos depois de seu lançamento, em 1971.

    Reprodução
    Coleção Folha Moda de A a Z - Volume 9 - David Bowie, 1973. Ãcone do glam rock.. Crédito : Reprodução ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    David Bowie, ícone do glam e referência para estilistas

    Gênios da costura como os ingleses Alexander McQueen e Vivienne Westwood foram influenciados por Bowie –os dois, aliás, o vestiram depois do álbum "Aladdin Sane".

    Do lado oeste do oceano Atlântico, a banda americana Kiss implementa essa estética com maquiagem exagerada, roupas justas, sapatos altos e lantejoulas.

    Os Estados Unidos importam da Inglaterra boa parte dessa onda de glamour, mas é o gótico que chega aos anos 1980 com força avassaladora.

    O termo gótico é usado no final dos anos 1970 para identificar o estilo do Joy Division. Ganha refinamento, porém, com Robert Smith, do The Cure –é então alçado à estética.

    Cabelos tingidos de preto e alisados, tez pálida e o uso de malhas e meias de rede e longos sobretudos de couro identificam essa turma.

    Ao mesmo tempo, a "sujeira" do grunge (que deriva do inglês "grungy", ou seja, sujo e desleixado) invade as ruas de Seattle graças ao Nirvana e logo ganha todo o Ocidente. Os jeans rasgados, as camisas de flanela e os tênis All Star viram o uniforme da juventude.

    Até hoje o grunge é referencial de inconformismo. O gótico, por sua vez, ressurgiu nos anos 2000 após um período de decadência. Marylin Manson e estilistas como John Galliano e Alexander McQueen ajudaram nesse revival, que gerou ramificações como o emo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024