• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 13:34:08 -03

    Resgate de práticas artesanais na moda veio para ficar

    ADRIANA FERREIRA SILVA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

    18/10/2015 02h00

    Não se trata de moda passageira nem de tendência da estação. O resgate de práticas artesanais é uma cultura, inserida num movimento maior de reconhecimento da produção local, presente também na gastronomia ou no design.

    "Começou em 1995, quando o jornalista italiano Carlo Petrini fundou o movimento slow food", diz Pascal Gautrand, professor do Instituto Francês de Moda e um dos organizadores do salão parisiense Maison d'Exceptions.

    "Isso mostrou às pessoas o prazer de cozinhar com ingredientes orgânicos, de áreas próximas. Foi um modo de redescobrir valores fundados no patrimônio local", diz ele. No Brasil, o processo encontra paralelo, por exemplo, no trabalho do chef Alex Atala.

    Keiny Andrade/Folhapress
    O modelista Fernando Jeon em ateliê de São Paulo
    O modelista Fernando Jeon em ateliê de São Paulo

    O universo da moda aderiu com atraso. Mas os primeiros sinais da mudança vieram em 2010, quando maisons como a Chanel lançaram coleções que destacavam o artesanato e a história da marca. "A alta-costura é um ofício caseiro", define Gautrand.

    A nova cultura atende também a uma necessidade dos consumidores, expostos à padronização excessiva do "fast fashion" e a problemas da indústria, como baixos salários.

    "As pessoas querem saber de onde vem o produto e em que condições é feito. Queremos roupas com história, que vão envelhecer conosco", diz o diretor artístico Sérgio Machado, colaborador do estúdio Trend Union, criado pela alemã Li Edelkoort. Em 1993, ela fundou a associação Heartwear, para dar apoio a artesãos de diferentes países.

    Nesse mesmo espírito, o salão Maison d'Exceptions reúne anualmente em Paris cerca de 30 ateliês, que levam seu serviço a jovens estilistas e marcas de luxo. "A tendência só deve crescer", aposta Machado. "Queremos consumir, mas de maneira correta."

    Editoria de Fotografia
    Folha entra nos ateliês de quatro marcas e mostra percurso da roupa até desfile; veja ensaios
    Folha entra nos ateliês de quatro marcas e mostra percurso da roupa até desfile; veja ensaios
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024