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    Novo projeto do criador de 'Downton Abbey' traz inovações digitais

    ALEXANDRA ALTER
    DO 'NEW YORK TIMES'

    06/01/2016 13h00

    São poucos os suportes literários com os quais Julian Fellowes já não tenha trabalhado.

    Criador do seriado histórico britânico "Downton Abbey", Fellowes já escreveu roteiros, peças de teatro, romances e um livro infantil. Ele escreveu o libreto de "School of Rock", um novo musical da Broadway de Andrew Lloyd Webber adaptado do filme de 2003 de Richard Linklater ("Escola de Rock"), e está trabalhando sobre seu novo seriado "The Gilded Age", da NBC, ambientado em Nova York no final do século 19.

    Para seu próximo projeto, "Belgravia", Fellowes está casando uma forma narrativa antiga —o romance publicado em capítulos, na tradição de "The Pickwick Papers", de Charles Dickens— com a plataforma digital mais recente: um aplicativo.

    A história é ambientada em Londres na década de 1840 e começa décadas antes disso, durante a batalha de Waterloo. Ela explora as divisões de classe entre a aristocracia e as famílias novas-ricas que fizeram fortuna com a Revolução Industrial. Mas, em vez de possuir o arco narrativo abrangente de um romance, "Belgravia" vai se desenrolar mais como um novo seriado da TV aberta, em dez capítulos digitais semanais que chegarão automaticamente aos telefones, tablets ou computadores dos leitores. Os capítulos custarão US$ 1,99 cada ou US$ 13,99 todos juntos. O aplicativo também vai incluir uma versão em áudio, música, vídeo, retratos dos personagens, árvores genealógicas, imagens de moda da época e mapas de Belgravia (um bairro central de Londres).

    Andrew Kelly/Reuters
    British producer Julian Fellowes, creator of Downton Abbey, poses with the International Emmy Founders Award backstage at the 43rd International Emmy Awards Gala in Manhattan, New York November 23, 2015. REUTERS/Andrew Kelly ORG XMIT: NYK470
    Julian Fellowes posa durante o Emmy em 2015

    "Me parece uma meta maravilhosa e uma aventura real casar as tradições do romance vitoriano com a tecnologia moderna, permitindo ao leitor ou ouvinte envolver-se com os personagens, o pano de fundo da história e o mundo em que esta transcorre, algo que até agora não teria sido possível, ao mesmo tempo conservando as tradições narrativas mais fortes", disse Fellowes em comunicado divulgado através da Grand Central Publishing, que vai lançar o romance como livro de capa dura em julho.

    Com "Downton Abbey", seriado "viciante" sobre uma família britânica de alta classe e seus empregados domésticos, Fellowes já tinha demonstrado sua habilidade em criar finais de suspense digno de telenovela. A sexta e última temporada da série começou a ser exibida no domingo (3) dentro da seção "Masterpiece" da PBS. "Downton Abbey" atraiu em média mais de 13 milhões de espectadores em sua quarta temporada, tornando-se o drama com a maior audiência na história da PBS.

    O primeiro capítulo de "Belgravia" vai sair em abril, pouco depois de concluída a temporada final de "Downton Abbey". O app poderá ser obtido através de um website, e capítulos individuais poderão ser comprados nos sites de grandes varejistas on-line de livros eletrônicos, como Amazon.com e Barnes & Noble.

    Os romances baseados em apps são um formato relativamente novo e cuja popularidade ainda não foi comprovada, mas podem começar a ganhar espaço à medida que alguns autores de destaque fazem experimentos com as possibilidades interativas dos apps.

    No ano passado o escritor britânico Iain Pears lançou seu novo livro, "Arcadia", como um aplicativo com o qual os leitores podiam deslocar-se entre dez fios narrativos diferentes. Enquanto isso, Eli Horowitz publicou seu romance distópico cômico "The Pickle Index" em formato de livro de capa dura, brochura e aplicativo interativo, simultaneamente. Este ano, o autor de best-sellers Wally Lamb vai lançar um novo romance, "I'll Take You There", exclusivamente como aplicativo, pela editora digital Metabook.

    Com seu programa de publicação em capítulos, "Belgravia" vai testar a possibilidade de formar-se um hábito de "leitura com hora marcada", como seria o caso com um seriado de TV ou um podcast dividido em capítulos. Jamie Raab, presidente e publisher da Grand Central Publishing, disse que o conceito por trás de "Belgravia" a agrada devido ao passado de Fellowes na televisão e seu dom de conservar plateias interessadas em uma história ao longo de meses ou mesmo anos.

    "Sempre me interessei pela ideia de publicar um romance em pequenos episódios", ela disse. "Fellowes sabe como manter o ritmo da história, de modo que você se envolve com o capítulo atual, que termina em suspense e incerteza."

    A coincidência temática parcial com "Downton Abbey" e o timing do lançamento de "Belgravia", no momento em que "Downton" chega ao fim, pode ajudar a atrair os fãs que estarão sentindo "sintomas de abstinência", disse Raab.

    "'Belgravia' trata das diferentes classes sociais da Inglaterra, e acho que é isso o que as pessoas gostam tanto em 'Downton Abbey' e que gostavam tanto, antes disso, em 'Upstairs Downstair'", ela disse, falando de um seriado dos anos 1970. "Há muito drama e melodrama."

    Tradução CLARA ALLAIN

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