Eleonore Bakhtaze - 15.jul.1969/AFP | ||
A cantora e pianista Nina Simone em foto de 1969 |
-
-
Ilustrada
Wednesday, 15-Jan-2025 11:46:42 -03Netflix concorre pelo terceiro ano seguido ao Oscar de documentário
DE SÃO PAULO
14/01/2016 16h01
Pelo terceiro ano consecutivo, a Netflix foi indicada ao prêmio de melhor documentário no Oscar. Desta vez, os títulos lembrados são "What Happened, Miss Simone?" e "Winter On Fire: Ukraine's Fight for Freedom".
O primeiro acompanha a carreira da cantora e pianista Nina Simone da ascensão ao exílio na África, abordando sua transformação em símbolo importante do movimento negro pelos direitos civis nos EUA, responsável por alienar parte de sua base de fãs, levando a poeta negra Maya Angelou (1928-2014) a perguntar, no começo dos anos 1970, o que aconteceu.
Já "Winter On Fire" resgata as manifestações estudantis de 2013 na Ucrânia. Reprimidas com violência pelo governo, levaram à queda do então presidente Viktor Yanukovych e lançaram as bases para o conflito com os russos pela soberania da Crimeia.
As indicações vêm após os documentários "The Square" e "Virunga" concorrerem à categoria nos últimos dois anos e perderem para "Twenty Feet From Stardom" e "Citizenfour", respectivamente.
"What Happened, Miss Simone?" e "Winter On Fire" disputarão o Oscar com "Amy", do diretor Asif Kapadia, "Cartel Land" e "The Look of Silence".
Os vencedores do Oscar serão conhecidos no dia 28 de fevereiro (domingo).
[an error occurred while processing this directive]Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -