• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 20:44:08 -03

    Filarmônica de NY anuncia holandês Jaap van Zweden como novo regente

    DE SÃO PAULO

    27/01/2016 18h04

    A Filarmônica de Nova York anunciou nesta quarta-feira (27) em sua página oficial o regente holandês Jaap van Zweden, 55, como substituto de Alan Gilbert. De acordo com o "The New York Times", o músico é conhecido por sua intensidade.

    A escolha do atual diretor musical da Orquestra Sinfônica de Dallas e da Filarmônica de Hong Kong botou fim a quase um ano de especulação sobre o substituto de Gilbert, que deixa a Filarmônica de Nova York no ano que vem.

    Como missão, Van Sweden terá duas temporadas longe do David Geffen Hall, casa da orquestra no Lincoln Center, que passará por reforma. Segundo o "Times", o novo regente terá de atuar como garoto-propaganda para arrecadar os US$ 360 milhões necessários para o projeto.

    Robin Utrecht/Efe
    ROB01 AMSTERDAM (HOLANDA) 27/01/2016.- Fotografía fechada el 12 de noviembre de 2011 que muestra al director holandés, Jaap van Zweden, durante un concierto de despedida para la Orquesta Filarmónica de la radio holandesa en Amsterdam, Holanda. Según informan hoy, 27 de enero de 2016, representantes de la orquesta, Jaap van Zweden ha sido nombrado nuevo director de la Orquesta Filarmónica de Nueva York. EFE/Robin Utrecht ORG XMIT: ROB01
    O regente holandês Jaap van Zweden durante concerto em Amsterdam

    "É desafiador, mas eu diria que há uma quantidade incrível de oportunidades", afirmou Van Zweden à imprensa americana.

    Desempenhos anteriores do holandês com a Filarmônica, como convidado, foram aclamados pela crítica especializada, qualificados como "viscerais" e "dinâmicos". O "Times" afirma que sua visão para a orquestra ainda não é clara, mas que o regente tem menos inclinação contemporânea que Alan Gilbert.

    À frente da Filarmônica desde 2009, Gilbert é partidário de composições mais modernas, sendo criticado por interpretações de Mozart, Beethoven e Brahm.

    Jaap van Zweden será o segundo regente holandês da Filarmônica: Willem Mengelberg ocupou o cargo de 1922 a 1930. Zweden diz se inspirar na meticulosidade do predecessor.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024