• Ilustrada

    Friday, 29-Mar-2024 04:03:47 -03

    No aniversário de morte de Seymour Hoffman, relembre a carreira do ator

    DE SÃO PAULO

    02/02/2016 12h29

    No dia 2 de fevereiro de 2014, morreu o ator americano Philip Seymour Hoffman, vítima de uma overdose de remédios e heroína aos 46.

    Em sua carreira, que incluiu blockbusters como "Jogos Vorazes", e cults como "Magnólia", Hoffman participou de cerca de 45 filmes, além de curta-metragens e produções para a TV.

    Hoffman venceu o Oscar de melhor ator pelo filme "Capote" (2005). Foi também indicado, como coadjuvante, pelos longas "Jogos do Poder" (2007), "Dúvida" (2008) e "O Mestre" (2012).

    Veja curiosidades sobre o ator

    1. Realidade
    Em 2005, o ator viveu o jornalista Truman Capote em "Capote". Apesar de romantizada, a história contada no filme é real: Capote realmente existiu e sua investigação sobre a morte da família Clutter, na cidadezinha de Holcomb, em Kansas, deu origem ao livro que é considerado um dos marcos do jornalismo literário: "A Sangue Frio". Além disso, sua companheira de viagem é ninguém menos que a escritora Harper Lee, de "O Sol É para Todos".

    Veja vídeo

    2. Dúvida
    Hoffman interpretou um padre suspeito de abusar de um aluno em uma escola católica no longa "Dúvida", de 2008, em que contracena com Meryl Streep. Curioso é que ele, ao contrário da maior parte dos cristãos americanos, foi criado em uma família católica e costumava ir a missas durante a infância.

    Veja vídeo

    3. Sóbrio
    Durante uma entrevista ao programa americano de TV "60 Minutes", em 2006, o ator admitiu ter se internado em uma clínica de reabilitação aos 22 anos. Ele teria ficado 23 anos sóbrio, até ter uma recaída em 2013, um ano antes de sua morte —foi encontrado em seu banheiro, em Manhattan.

    4. Tragédia
    No dia 2 de fevereiro de 2014, outro personagem importante do cinema (dessa vez brasileiro) morria: o cineasta Eduardo Coutinho foi assassinado pelo filho mais jovem, Daniel, aos 80 anos. Veja aqui sobre sua vida e obra.

    5. Início
    Não só em "Dúvida" Hoffman interpretou alguém sob suspeita de ter cometido um estupro. Na verdade, foi nesse papel que o ator fez sua estreia nas telas, em 1991, em um episódio da série de TV americana "Law and Order".

    6. Póstumo
    Hoffman fez uma aparição póstuma na telona em 2015. Seu último filme foi "Jogos Vorazes - A Esperança - O Final", lançado no ano passado, em que ele faz breves aparições como Plutarch Heavensbee.

    Veja vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024