• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 06:16:33 -03

    Maioria dos brasileiros prefere ir ao cinema para ver ação, diz pesquisa

    DE SÃO PAULO

    29/02/2016 17h33

    Mais da metade dos brasileiros que costumam ir ao cinema gostam de ver tiros, explosões e perseguições nas telonas, mostra uma pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda (29), um dia depois de um já considerado ícone do gênero, "Mad Max: Estrada da Fúria" triunfar como o campeão em número de estatuetas no Oscar.

    Os dados apontam que 68% dos espectadores do país escolhem com frequência os gêneros ação e aventura quando vão ao cinema.

    Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou, entre agosto de 2014 e setembro de 2015, cerca de 20 mil pessoas sobre quais gêneros costumam ser suas opções com regularidade.

    o que o brasileiro quer ver no cinema - Ação e aventura são gêneros preferidos no país

    Todos os entrevistados estiveram em salas de cinema nos últimos 30 dias nas maiores regiões metropolitanas do país —São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília— e nos interiores das regiões sul e sudeste.

    As produções de comédia aparecem em segundo lugar: 50% disseram optar constantemente pelo gênero. Atrás, estão animação (28%), comédia romântica (27%) e ficção científica (25%).

    Em 2014, pesquisa encomendada pela RioFilme já apontou que 24% dos cariocas têm nos longas de ação seu gênero favorito —contra 22% para os cômicos. O último filme brasileiro do tipo a ultrapassar a fronteira do milhão de espectadores foi "Assalto ao Banco Central", em 2011.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024