• Ilustrada

    Thursday, 18-Apr-2024 23:21:42 -03

    Afinal, o produtor George Martin é realmente o 'quinto Beatle'?

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    09/03/2016 12h53

    O mais fácil nesta quarta-feira (9) é encontrar na internet textos se referindo ao produtor George Martin (1926-2016) como "o quinto Beatle". É inegável que ele teve papel fundamental na construção do universo musical dos Beatles. Mas será realmente o dono legítimo dessa classificação?

    Difícil dizer. Existe na Wikipédia o verbete "fifth Beatle", que lista 11 nomes que assim foram chamados em algum momento da vida. Há exageros enormes, como incluir Andy White, baterista chamado para as gravações iniciais da banda porque Ringo Starr não sabia rufar direiro os tambores, e a lenda viva da guitarra Eric Clapton, uma vez cogitada para se juntar à turma.

    Existem quatro nomes que têm mais cacife para se candidatar à honraria de ser um quinto Beatle. George Martin, sem dúvida. Produtor de 12 dos 13 álbuns da banda, ele ampliou o horizonte sonoro de hitmakers natos como Lennon e McCartney, inoculou o vírus do experimentalismo musical nos garotos. Em termos artísticos, o mais cotado a ser o quinto Beatle.

    O empresário Brian Epstein (1934-1967) foi o responsável por transformar o quarteto em um fenômeno mundial. Sua trajetória com a banda deveria ser matéria obrigatória em cursos de nível superior. Ele praticamente não cometeu nenhum erro em suas estratégias para divulgar a banda. Em 2014, a editora Aleph lançou no Brasil a HQ "O Quinto Beatle - A História de Brian Epstein".

    Mais duas pessoas podem ser alçadas à condição de quinto Beatle por terem realmente ocupado um lugar na banda.

    O baterista Pete Best, 74, tocou nos Beatles entre 1959 e 1962, chegando a participar das audições para a banda ser contratada pela gravadora EMI. A troca por Ringo Starr foi motivada por Best não mostrar criatividade nas gravações. Executava as partes de bateria com qualidade, mas sem oferecer ideias novas para as composições. Fãs que consideravam Best o mais bonito do grupo fizeram protestos veementes contra a substituição.

    A história de Stuart Sutcliffe (1940-1962) deu origem ao filme "Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool", de 1994. Amigo de John Lennon, Stu tocava guitarra nos Beatles. Quando a banda, antes de gravar, fez uma temporada em Hamburgo, na Alemanha, ele conheceu a fotógrafa Astrida Kirchherr e resolveu ficar com ela e desistir dos Beatles. Stu morreu devido a uma hemorragia cerebral, aos 21 anos.

    Há inúmeras referências na culutura pop ao "quinto Beatle", até um personagem no desenho "Os Simpsons". É engraçada a citação a George Best, boêmio astro do futebol inglês que, além de compatilhar o sobrenome do baterista Pete Best, foi chamado de "quinto Beatle" pela imprensa portuguesa quando arrasou o time Benfica em uma goleada de seu Manchester City por 5 a 1, em 1966.

    Mas nada supera o fusca que aparece na capa de "Abbey Road". O nome original do modelo é Volkswagen Beetle. Então naquela capa aparecem John, Paul, George, Ringo e o VW Beetle.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024