• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 19:06:28 -03

    Exemplar de edição rara de William Shakespeare é encontrado na Escócia

    DA AFP

    07/04/2016 12h10

    A Universidade de Oxford anunciou nesta quinta-feira (7) a descoberta em uma ilha escocesa de um exemplar do chamado "First Folio" de William Shakespeare, o primeiro livro que reuniu as 36 obras do escritor.

    A obra, publicada em 1623, foi considerada autêntica por Emma Smith, professora de estudos shakespearianos da Universidade de Oxford, o que faz deste exemplar um dos livros mais valiosos do mundo.

    A descoberta, que coincide com o aniversário de 400 anos da morte de Shakespeare, em 23 de abril de 1616, eleva a 234 o total de "First Folios" existentes.

    O livro foi encontrado na chamada Mansão Mount Stuart, na ilha escocesa de Bute, onde será exposto ao público. A obra, em três volumes, pertenceu a um editor literário do século XVIII, Isaac Reed.

    "Quando a equipe de Mount Stuart me disse que tinham um 'First Folio', tenho que admitir que respondi 'aham, eu também'", brincou Smith. "Mas quando investiguei a história da origem do livro, as marcas de água e a idiossincrasia do texto, percebi que era genuíno."

    Segundo a investigação, o exemplar em pele de cabra é "incomum porque em três volumes e muitas páginas em branco que poderiam ter servido para as ilustrações".

    O livro é parte da coleção Bute, uma das coleções privadas de arte mais importantes do Reino Unido, preservada na mansão de Mount Stuart.

    O "First Folio" foi publicado pela primeira vez em 1623, sete anos depois da morte de Shakespeare, e permitiu a divulgação de obras como "Macbeth", "Noite de Reis", "Júlio César" ou "A Tempestade".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024